Meneguzzi pede reforço na fiscalização de postos

Parlamentar solicitou ao Executivo nomeação de outro fiscal para atuar na defesa dos direitos do consumidor

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) encaminhou ofício ao coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn, na tarde desta quinta-feira (07/12). No documento recebido pelo coordenador jurídico do órgão, Pedro Henrique de Souza, o parlamentar pediu ao reforço na fiscalização às propagandas enganosas nas revendas de combustíveis do município. Além disso, solicitou que o Procon desenvolva alguma sistemática que venha a atualizar e divulgar amplamente os aumentos e reduções de preços dos combustíveis.

“Sei o quanto é esforçada da equipe do Procon Caxias do Sul que, mesmo com as limitações de pessoal, se desdobra para garantir ao consumidor os seus direitos. Mas a fiscalização é difícil. O ranking de preços lançado pelo Procon em agosto não consegue ser atualizado com tanta frequência. Por isso, para dar mais voz às pessoas, sugeri que se construa alguma ferramenta que possa ser utilizada pelos líderes comunitários para informarem os valores praticados nos postos dos seus bairros, a fim de comunicar com maior agilidade e amplitude”, explica Meneguzzi.

Alberto Meneguzzi defende que as revendas de combustíveis anunciem com o mínimo de 36h de antecedência os valores e percentuais a serem majorados ou reduzidos. Para ele, os direitos do consumidor são violados quando a Petrobrás anuncia o reajuste em fim de tarde e, na virada da noite, as bombas já operam com o preço novo e quando a estatal reduz os valores, os consumidores demoram para perceber a ação.

O vereador também enviou solicitação ao gabinete do prefeito Daniel Guerra (PRB), para que viabilize, de acordo com suas possibilidades, o envio de mais um fiscal para o Procon. “A estrutura do Procon Caxias parece grande, mas não é. É extremamente enxuta, por isso, entendendo que existem muitas situações que são passíveis de fiscalização, pedi que a prefeitura nomeie pelo menos mais um fiscal, para que ele sja responsável sobretudo pelas questões de operações no comércio e nas revendas de combustíveis”, finaliza.

07/12/2017 - 17:04
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB