Projetos que tentam retirar auxílios a CCs do Executivo recebem vista

As matérias foram remetidas à Câmara pela prefeitura de Caxias do Sul

Os dois projetos de lei complementar (PLC 36/2017 e PLC 37/2017) que tentam retirar os auxílios de alimentação e transporte de cargos em comissão (CCs) do Executivo sofreram pedido de vista, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07/12). Aprovadas por unanimidade, as solicitações de vista por cinco dias partiram do relator das matérias, parlamentar Gustavo Toigo/PDT, principalmente em decorrência de manifestação dos conselheiros tutelares. Embora eleitos pela comunidade, esses profissionais são enquadrados como CCs e serão afetados, caso os dois PLCs referidos forem aprovados e sancionados.

“Vamos avaliar a possibilidade de propor uma emenda, para tentar garantir a permanência desses benefícios aos conselheiros tutelares”, informou Toigo, que também é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) da Casa.

O PLC 36/2017 visa alterar dispositivos da Lei Complementar n.º 442, de 14 de outubro de 2013, que institui o auxílio-transporte aos servidores públicos municipais e disciplina sua concessão. A proposta do executivo é dar nova redação ao parágrafo 2º do artigo 1º dessa lei, incluindo os cargos em comissão entre os profissionais custeados pelo município e que não têm direito ao vale-transporte. Caso a matéria vire lei, a exceção ficará apenas para CCs exercidos por servidores efetivos, os quais seguem com o direito ao vale-transporte. Atualmente, a legislação não concede esse benefício “ao prefeito, ao vice-prefeito, aos secretários e aos CCs com verba de representação” (essa verba foi extinta no início deste ano).

O PLC 37/2017 trata do mesmo tipo de corte só que para o auxílio-alimentação. Nesse caso, a proposta do Executivo para alteração e acréscimos se insurge sobre o parágrafo 2º do artigo 2º da Lei Complementar nº 26, de 15 de julho de 1996.

Na exposição de motivos das duas matérias, o prefeito Daniel Guerra explica que, com a extinção da verba de representação, há necessidade de regularização do pagamento de auxílio-alimentação e de vale-transporte aos servidores efetivos detentores de cargo em comissão (CC) e, ao mesmo tempo, de encaminhamento da extinção dos dois benefícios aos cargos de confiança de livre nomeação e exoneração.

Na plenária desta quinta-feira (07/12), os vereadores Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB criticaram a forma de construção dos textos por parte do Executivo e se solidarizaram com o pleito dos conselheiros tutelares.

DELIBERAÇÃO SOBRE PEDIDO DE VISTA POR 5 DIAS DO PLC 36/2017

Vereador - Partido - Voto