Voltar para a tela anterior.

Comissão legislativa debate Casinha do Mississipi

Após reunião com pessoas a favor e contra o palco, documento será enviado ao Iphae e ao Executivo


O movimento pela permanência da Casinha do Mississipi Delta Blues Festival na área da Estação Férrea ganhou atenção da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo.

A instituição parlamentar intercederá junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), que determinou a remoção da Casinha, para que questões em defesa da estrutura sejam levadas em conta antes da execução da ordem.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão, vereador Edson da Rosa/PMDB, ao final de uma reunião de iniciativa do vereador Paulo Périco/PMDB, também membro do grupo parlamentar.

O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (06/12) na Câmara Municipal. Além dos dois vereadores, participaram representantes dos meios artístico, cultural, turístico e comercial, e pessoas ligadas a órgãos públicos, ao patrimônio público e ao Mississipi Festival.

A Casinha é um palco em madeira, que reproduz uma moradia da região norte-americana onde nasceu o ritmo blues. Foi inaugurada na terceira edição do Mississipi Blues Festival, que em 2017 completou 10 anos. O cenário virou ícone do evento, que anualmente reúne em Caxias do Sul milhares de visitantes, do Brasil e do Exterior.

Porque a Casinha ocupa a área da Estação Férrea tombada como patrimônio histórico, o Iphae determinou sua remoção, com prazo em 4 de dezembro. Por meio de abaixo-assinado, os organizadores do festival e pessoas ligadas à cultura e ao turismo pedem a permanência do palco.

O grupo argumenta que a Casinha tem importância histórica, porque nestes anos integrou-se ao patrimônio da viação férrea, virando atração não só no evento musical, mas o ano todo. Ressaltam que ela atrai turista e serve para outras manifestações artísticas.

Na opinião de Paulo Périco, o palco deve ser mantido. O peemedebista defende um consenso entre o Iphae e os defensores do palco que contemple preservação de patrimônio e promoção da cultura e do turismo.

Presidente da Comissão, Edson da Rosa anunciou que um documento com as ponderações será enviado ao órgão estadual e às secretarias municipais de Cultura e Turismo. O texto será feito a partir da reunião ocorrida no Legislativo. A intenção é que a retirada da Casinha só ocorra após novas discussões.

No encontro, estavam pessoas ligadas à Secretaria de Cultura, aos Conselhos Municipais de Turismo e da Cultura, ao tombamento da Estação Férrea, a hotéis, ao Mississipi Festival, e outros interessados no tema.

 

 

 

06/12/2017 - 18:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo