Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo presta contas das atividades da Comissão de Desenvolvimento Econômico

O vereador comentou sobre audiência, projetos de lei, palestras e workshops


O trabalho da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, presidida pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, foi abordado por ele, na sessão ordinária desta quarta-feira (06/12), sob a forma de prestação de contas de 2017. Citou seis audiências públicas, sendo que três delas analisaram as principais peças orçamentárias, ou seja, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento, segundo Toigo.

Além disso, foram realizadas três audiências da gestão fiscal do município, de maneira a fiscalizar o Executivo, na destinação dos percentuais mínimos, para saúde e educação, por exemplo. A comissão atuou em mais de 50 projetos de lei e buscou alternativas na área para Caxias do Sul, como informou o vereador. 

Foi traçado um plano de trabalho, em cinco fases. A primeira foi uma sensibilização sobre o que é a matriz econômica do turismo, realizada na Câmara Municipal. Na segunda fase, foram realizadas palestras sobre integração regional. Em junho, ocorreu o workshop Integratur, onde foi elaborado o documento que deve embasar as próximas administrações.

Após, foi realizado o Seminário do Turismo Industrial, que resultou em um grupo com 12 entidades. Elas devem trabalhar para instituir um roteiro do turismo industrial em Caxias do Sul. Como quinta fase, o vereador citou a abordagem dos incentivos tributários, no campo do turismo.

A inserção do turismo, como matriz econômica da cidade, também recebeu a atenção do parlamentar. “Caxias é uma cidade vocacionada e empreendedora, mas, acima de tudo, pode ganhar muito com o turismo”, avaliou. Toigo acredita que, com alternativa de políticas, é possível reunir serviços e gerar riquezas para o poder público, que deve revertê-las para as áreas de saúde, segurança, educação e cultura.

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo/PDT, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Chico Guerra/PRB, Elói Frizzo/PSB e Flavio Cassina/PTB.

06/12/2017 - 15:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo