Voltar para a tela anterior.

Grêmio Esportivo Loreto recebe homenagem da Câmara

Sessão solene celebrou o aniversário do clube de futebol amador


Os 90 anos de fundação do Grêmio Esportivo Loreto foram lembrados em solene realizada na noite desta quarta-feira (22). O requerimento que deu origem à homenagem, de autoria do vereador Ari Dallegrave/PMDB, foi aprovado na sessão ordinária do dia 7 de julho.

Falando em nome do Legislativo, Ari Dallegrave, citando os ex-presidentes da agremiação, presentes ou representados na cerimônia, considerou que a homenagem traz à lembrança gerações que construíram o que, segundo ele, faz parte do patrimônio do município. Ainda segundo o vereador, clubes e associações, assim como governos e sindicatos, cumprem papel importante na manutenção da inclusão social e cidadania. Um clube amador, segmento que ainda não tem o reconhecimento da sua importância social pelos poderes públicos, somente chega aos 90 anos, com ininterrupta pratica esportiva, pelo empenho pessoal e financeiro de dirigentes e colaboradores, afirmou.

O presidente do Grêmio Esportivo Loreto, Neri Caberlon, comentou a importância do esporte como um meio de socialização, sobretudo por ensinar a disciplina e a preservação dos valores morais aos mais jovens. Somos o único clube em que três gerações de uma mesma família participam dos jogos, complementou. Caberlon lembrou ainda a participação e empenho dos sócios da agremiação na manutenção da entidade.

O secretário Municipal do Esporte e Lazer em exercício, José Luiz Plein, representou o Poder Executivo na cerimônia, e parabenizou o Grêmio Esportivo Loreto pela trajetória de 90 anos. É uma alegria vermos um clube que chegou tão longe, sempre acompanhado do empenho de sua equipe, torcida e colaboradores, sentenciou.

O clube, de futebol amador, passou a ser denominado Grêmio Esportivo Loreto em 1973, formado a partir da junção do Esporte Clube Primavera, fundado em 22 de setembro de 1920, e do América Futebol Clube. Primeiro clube de futebol da localidade de Loreto, interior de Caxias do Sul, tomou forma a partir de um grupo de amigos que se reuniam no salão paroquial da comunidade, em sua maioria jovens, filhos e netos de imigrantes.

Ao longo de sua trajetória, o Grêmio Esportivo Loreto teve como marca a determinação. Como exemplo, houve épocas em que os atletas, para jogar futebol nas comunidades vizinhas, faziam o deslocamento à pé, em cavalos, carros de boi ou até por meio de carrocerias de caminhões.

No ano de 2005, o estádio recebeu amplas reformas, com o nivelamento do campo e alteração de suas dimensões, tornando-se de porte oficial.

 

22/09/2010 - 21:11
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo