Voltar para a tela anterior.

Aprovado por unanimidade projeto de Meneguzzi que regulamenta a Semana da Fotografia

Matéria, que foi sugerida pelas lideranças do setor, visa firmar a realização anual do evento


O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (30/11), o Projeto de Lei (PL) 123/2017. De autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB, a matéria regulamenta a Semana Municipal da Fotografia, a ser realizada anualmente, na segunda quinzena de agosto. A demanda foi apresentada pelas lideranças do segmento, tendo em vista que em 2017 foi realizada a 10ª edição do evento, que não contava com qualquer aporte legal. O objetivo da iniciativa é valorizar os profissionais do mercado fotográfico de Caxias do Sul.

“Fotografia é história, cultura e educação e precisa ser valorizada. Por iniciativa do Clube do Fotógrafo, da Sala de Fotografia, e de outras instituições, com o apoio e parceria da Secretaria da Cultura, a Semana Municipal da Fotografia foi iniciada em 2008. O evento acontece, porque tem gente que se dispõe a trabalhar por ele, mas precisamos oficializar ele, ainda mais com esse desmonte da área cultural”, justifica Meneguzzi.

O projeto caxiense foi inspirado na legislação vigente em municípios como Curitiba e Balneário Camboriú, e visa a realização do evento na semana próxima ao dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial da Fotografia. Na programação, descatam-se palestras, oficinas ao ar livre, workshops, exposições, dentre outras ações, sendo a maioria com acesso gratuito à população.

Durante a votação, as fotógrafas Liliane Giordano e Sabrina Didoné representaram as lideranças do mercado fotográfico caxiense. Além de expandir as fronteiras desse segmento cultural na cidade, a Semana da Fotografia também faz uma reflexão do passado da arte em Caxias do Sul, ao relembrar e homenagear importantes nomes de fotógrafos caxienses, como Domingos Mancuso, Walter Brugger, Joel Jordani, Mauro de Blanco e Ulysses Geremia.

“Nos próximos dias, ele já deverá ir à sanção do prefeito Daniel Guerra/PRB. Acredito que ele não terá problemas junto ao Executivo, até porque regulamenta algo que já existe e dá a certeza de que Caxias quer e precisa construir uma cultura cada vez mais próxima e acessível das pessoas. Caso seja vetado, aí fica provado que o município não quer investir na cultura dos cidadãos”, comenta o parlamentar.

01/12/2017 - 10:42
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo