Voltar para a tela anterior.

Chico Guerra convida para ações da Coordenadoria da Acessibilidade

Conforme o vereador, foi elaborada uma programação especial em razão do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a ser celebrado em 3 de dezembro


O parlamentar Chico Guerra/PRB convidou a população para ações da Coordenadoria da Acessibilidade, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e que tem no seu comando Tibiriçá Maineri. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/11) no Legislativo caxiense, o vereador destacou a programação especial elaborada pela prefeitura em razão do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que será celebrado em 3 de dezembro.

Essa programação especial, que tem como objetivo principal contribuir para a conscientização das pessoas sobre o reconhecimento da acessibilidade como um direito de todos, vai de 5 a 10 de dezembro de 2017. Entre as atividades (que serão divulgadas no site da prefeitura: www.caxias.rs.gov.br), palestra com o procurador da República Fabiano de Moraes.  

Também líder de governo, Chico Guerra explicou que o município valoriza e defende os direitos das pessoas com deficiência porque a exclusão está ainda muito presente na sociedade. Nesse sentido, há a compreensão que a acessibilidade gera qualidade de vida. “Ela está relacionada com o fornecimento de condições para a autonomia e envolve serviços básicos, transporte, infraestrutura, meios de comunicação. A acessibilidade é um atributo essencial e as políticas públicas ajudam e estimulam uma nova forma de pensar”, ressaltou.

De acordo com o republicano, o papel da Coordenadoria da Acessibilidade é desenvolver ações de acesso para todos, em especial das pessoas com deficiência (PCDs). O trabalho é voltado à implementação de medidas que assegurem esse acesso à população. Identificar barreiras visíveis e invisíveis que os PCDs precisam enfrentar todos os dias; e fomentar nas crianças o respeito às pessoas com deficiência, incentivando o pertencimento e a boa convivência, integram os objetivos específicos do órgão, que atende à comunidade no térreo do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição).

Em relação às críticas e aos questionamentos ligados à Educação Infantil ofertada pela prefeitura via convênio e feitos por alguns vereadores, Chico Guerra/PRB disse que o assunto foi esclarecido antes da sessão, quando estiveram no plenário o procurador-geral do município, Leonardo Rocha de Souza, e a secretária municipal da Educação, Marina Matiello.

22/11/2017 - 15:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo