Voltar para a tela anterior.

Bueno defende demandas de professoras de Educação infantil ligadas à prefeitura

Segundo o vereador, à imprensa, a Secretaria da Educação informou que as profissionais poderão ser demitidas e recontratadas com salário 40% menor


O parlamentar Rafael Bueno/PDT defendeu, na plenária desta terça-feira (21/11), demandas dos professores das escolas de Educação infantil conveniadas com a prefeitura caxiense. Segundo o vereador, à imprensa, a Secretaria Municipal da Educação informou que, para 2018, elas poderão ser demitidas e recontratadas com salário 40% menor.

De acordo com Bueno, seriam 500 docentes que atuam em 45 escolas de Educação Infantil. Diante de uma plateia de educadores com cruzes nas mãos, Bueno trouxe uma carta escrita pelas professoras e disse que muitas teriam sofrido ameaças porque decidiram se manifestar.  “O que nos preocupa é a falta de notícias sobre como se dará a recontratação. E como ficará a ação pedagógica se for rebaixado o serviço a atendentes? Não aceitamos retrocesso ou precarização porque a educação é o maior legado deixado ao mundo”, relatou Bueno, lendo trechos do texto.

Na sequência, o pedetista apresentou dois vídeos em que aparece o prefeito Daniel Guerra/PRB valorizando a educação e dizendo que não pode haver retrocesso nos direitos dos servidores e dos trabalhadores. Entretanto, pontuou que o republicano tem feito o contrário na condição de chefe do Executivo. “Trata a educação como mercadoria e faz um estelionato eleitoral (no sentido de atuar diferente do que falou na campanha). Por que o prefeito não promove uma enquete para pedir à população se ela aceita reduzir salários dos docentes? Os professores da Educação Infantil não conseguem nem trabalhar por causa dessa agonia pela qual estão passando”, lamentou o parlamentar.

Também se encontravam na plateia, na manhã desta terça-feira, servidores municipais da área da saúde. Direcionando-se a eles, Bueno disse apoiar a luta pela não terceirização do Postão 24 Horas. “Quem sabe a gente terceiriza o nosso prefeito”, ironizou o pedetista, que questiona ainda onde estariam R$ 800 mil que seriam destinados para transformar o PA 24H em Unidade de Pronto Atendimento - Porte 2.

Alceu Thomé/PTB também se solidarizou com os professores e funcionários públicos que estavam na sessão. “Nas visitas que a gente faz, vemos o bom trabalho realizado pelos servidores, mas o que estamos observando por parte da prefeitura é um retrocesso. Daqui um pouco, vai voltar o trabalho escravo”, criticou o petebista.

21/11/2017 - 11:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo