Voltar para a tela anterior.

Projeto sugere o uso de borracha triturada de pneus inservíveis em pavimentações

A proposta do vereador Renato Oliveira/PCdoB passou em primeira discussão e voltará ao plenário para votação final


O projeto de lei 9/2017, que sugere o uso de borracha triturada proveniente de pneus inservíveis como ligante asfáltico na pavimentação das vias públicas de Caxias do Sul, passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (14/11). A proposta do vereador Renato Oliveira/PCdoB contém emenda modificativa e voltará ao plenário para votação final.

A emenda altera de “obrigatória” para a condição de “proposição” a ideia defendida pelo parlamentar. Nesse sentido, o texto “propõe a utilização de 15% de borracha triturada de pneus inservíveis como ligante asfáltico para fins de pavimentação das vias no âmbito do Município de Caxias do Sul". De acordo com o texto, a intenção dessa medida é retirar do meio ambiente pneus inservíveis, propiciando um asfalto com maior durabilidade, segurança e economia em relação às opções convencionais.

No artigo 2º, o vereador destaca que as empresas candidatas a prestar este tipo de serviço deverão apresentar nota da composição asfáltica contendo, além do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a adição da borracha triturada de pneus inservíveis.

Na exposição de motivos, Oliveira diz que o uso dessa borracha aumenta a resistência do asfalto. Para fundamentar a ideia, o vereador informa que a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de estudos aprofundados e coordenados pela professora Liseane Thives, avaliou o chamado "asfalto-borracha", uma mistura de betume com granulado de borracha de pneus. Essa pesquisa “possibilitou uma análise de custo/benefício e mostrou que a redução de espessura das camadas betuminosas de desgaste e a mistura asfalto-borracha conduziram a uma economia de até 32% em relação ao material convencional”, destaca o parlamentar no texto do projeto.

A proposição também ressalta a economia de custos que pode gerar ao poder público e a ampliação dos cuidados em relação à natureza.

 

14/11/2017 - 15:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo