Deputado federal Pepe Vargas se coloca contrário à terceirização da saúde

O parlamentar esteve na sessão ordinária do Legislativo caxiense desta terça-feira (14/11) e a presidência da Casa abriu espaço para que pudesse se manifestar

O deputado federal Pepe Vargas/PT esteve na plenária do Legislativo caxiense desta terça-feira (14/11) e, da tribuna, se colocou contrário à terceirização de serviços de saúde pública na cidade. O espaço para manifestação do parlamentar foi aberto pelo presidente Felipe Gremelmaier/PMDB, conforme artigos 101 e 194 do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Pepe explicou que veio à plenária porque soube que servidores da área da saúde viriam para manifestar a contrariedade a mudanças que a administração municipal de Caxias do Sul planeja para o Pronto Atendimento 24 Horas (PA/Postão 24H). Em coletiva na última sexta-feira (10/11), o prefeito Daniel Guerra/PRB informou e a prefeitura divulgou que o Postão passará por uma “reorganização e o serviço de atendimento de urgência e emergência será prestado por uma organização social (pessoa jurídica sem fins lucrativos) que firmará um contrato de gestão com o município”.

Segundo Pepe Vargas, a legislação estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) como foi estabelecido deve ser público, podendo o sistema privado atuar de forma complementar. “Terceirização é uma perda para a gestão pública. A rotatividade de pessoas acaba sendo grande e não se consegue formar uma equipe multidisciplinar capacitada a trabalhar com a área da saúde pública. Muitos municípios que tinham terceirizado, agora retomaram a gestão”, observa o deputado.

Entretanto, o parlamentar petista informou que é possível, por vezes, usar o recurso da terceirização de forma temporária. Lembrou que, à época em que foi prefeito de Caxias do Sul (1997-2000 e 2001-2004), para aproveitar o projeto nacional do período, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inicialmente terceirizado e, em seguida, passou à gestão municipal.

14/11/2017 - 10:47

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861