Voltar para a tela anterior.

João Antônio Leidens é Cidadão Caxiense

Sócio-proprietário do Baitakão Lanches recebeu título por iniciativa do vereador Edson da Rosa/PMDB


Empresário do ramo alimentício, João Antônio Leidens é o mais novo Cidadão Caxiense, reconhecimento conferido pela Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Edson da Rosa/PMDB e aprovado por unanimidade pelo Legislativo, o título foi entregue na noite desta segunda-feira (13/11).

João Antonio Leidens nasceu em Sarandi (RS), em 21 de maio de 1960. Chegou em Caxias do Sul aos 17 anos e em seguida iniciou sua vida profissional no Baitakão Lanches, que já existia, desde 1972. Um ano depois, tornou-se sócio-proprietário.

Há mais de 20 anos, João Leidens integra o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, o qual preside e também atuou como conselheiro, tesoureiro e vice-presidente.

O Sindicato abrange 19 municípios, representando aproximadamente 1.500 estabelecimentos, das seguintes categorias: hotel, pousada, restaurante, churrascaria, pizzaria, cantina, bar, bar dançante, boate, casas noturna, de shows e de lanches, pastelaria e motel.

Em seu pronunciamento, Edson da Rosa falou sobre a origem e a trajetória empresarial de João Leidens, além de destacar o crescimento do Baitakão Lanches, umas das mais tradicionais casas do ramo na Serra. O parlamentar ressaltou qualidades do empresário, classificando-o como justo, comprometido, criativo, guerreiro, atento a tendências e discreto.

O autor da homenagem agradeceu o empresário pela contribuição ao turismo, ao comércio caxiense e ao bairro Lourdes, onde fica o Baitakão Lanches e João Leidens participa da liderança comunitária. Edson da Rosa parabenizou o homenageado pela dedicação à família. João Leidens é casado com Dilema Brunetto Leidens, com a qual tem dois filhos: Nataly e João Felipe.

Da tribuna, o Cidadão Caxiense falou emocionado, chorando algumas vezes ao lembrar dos pais, Raimundo, o qual perdeu aos oito anos, e Carolina, que teve de criar os seis filhos praticamente sozinha. Dedicou o título ao casal, já falecido, e à comunidade caxiense.

No discurso, Leidens lembrou quando começou a trabalhar como atendente do Baitakão. Agradeceu à família, ao sócio, Ivo Pozzer, por tê-lo colocado no ramo alimentício, aos colaboradores e ex-colaboradores, aos colegas do setor e aos parlamentares.

Contou a história de 45 anos do Baitakão, que começou com cinco funcionários e hoje tem 50. Também falou da importância e de sua dedicação ao Sindicato de Gastronomia, do qual deixará a presidência no final do ano, mas seguirá atuando.  

Das mãos do presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, João Leidens recebeu o diploma. O presidente parabenizou o homenageado e pediu que ele continue ajudando no desenvolvimento de Caxias do Sul.  

Além de Edson e Felipe, participaram da sessão solene os vereadores Renato Oliveira/PCdoB, secretário da Mesa Diretora; Édio Elói Frizzo/PSB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Rafael Bueno/PDT, que também assinaram o requerimento da homenagem.

Em nome do Poder Executivo, a secretária de Turismo, Renata Carraro, agradeceu o empresário pela contribuição no trade turístico de Caxias do Sul.

 

13/11/2017 - 20:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo