Voltar para a tela anterior.

Tradicionalistas recebem a Medalha Honeyde Bertussi

Solene, nos Pavilhões da Festa da Uva, marcou os 25 anos da Semana Farroupilha em Caxias do Sul


Mais de 150 pessoas compareceram à sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite desta quarta-feira (15), nos Pavilhões da Festa da Uva, que também marcou os 25 anos da Semana Farroupilha em Caxias do Sul. Na cerimônia, os tradicionalistas Itajaíba Mattana, Wilmar Gomes da Fonseca e Luiz Antonio Pereira, o Xiru Pereira, receberam a Medalha Honeyde Bertussi. O patrono estadual da Semana Farroupilha, Rodi Pedro Borghetti, foi homenageado com a comenda especial da premiação.

Pelo quarto de século das comemorações do 20 de setembro no município, o patrão do CTG Campo dos Bugres, Guerino Pizzoni, ganhou placa dourada, em nome dos idealizadores do tradicionalismo gaúcho, em Caxias.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB, que representou o Legislativo na cerimônia, narrou fatos históricos que simbolizam a Revolução Farroupilha (1835-1845). Lembrou que o ápice do movimento farroupilha deu-se a partir da proclamação da República Rio-Grandense, em 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Sousa Neto, sendo Piratini a primeira capital desse regime de governo.

Para Dallegrave, a data máxima dos gaúchos celebra o ideário liberal, defendido pelos farrapos. O parlamentar também comentou sobre a biografia dos homenageados e ressaltou a contribuição de cada um para o tradicionalismo gaúcho. A concessão dessa honraria é a oportunidade para se relembrar a história do Rio Grande, sobretudo, do povo gaúcho, guerreiro e perseverante por natureza, salientou.

O homenageado Itajaíba Mattana considerou que a honraria torna-se ainda mais especial, já que, por longo tempo, participou da vida dos irmãos Bertussi. Luiz Antonio Pereira, o Xiru, lembrou a contribuição da família em sua trajetória. Também homenageado, Wilmar Gomes da Fonseca referiu sua alegria em receber a medalha, agradecendo a amigos e familiares.

Ao receber a comenda especial, Rodi Pedro Borghetti parabenizou, em seu discurso, os vereadores, e enalteceu a presença de entusiastas da cultura gaúcha ao evento.

O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Jó Arse, também se manifestou. Disse que o sucesso das comemorações farroupilhas, no município, deve-se à parceria entre o Poder Legislativo e o movimento tradicionalista local.

Representando o Executivo, o secretário municipal do Urbanismo, Francisco Spiandorello, cumprimentou os homenageados, que, segundo ele, representam o que há de melhor no segmento do tradicionalismo.

Breve biografia dos homenageados

A trajetória musical de Itajaíba Mattana soma mais de 40 anos. Compositor, iniciou os estudos sobre música aos 16 anos de idade, tendo gravado o primeiro disco em 1965.No ano seguinte, Itajaíba formou uma dupla com Adelar Bertussi, chamada 'Os Cobras do Teclado'. Na época, a gravadora Copacabana Discos classificou-a como a maior dupla de acordeonistas do Brasil. Juntos, Adelar e Itajaíba comandaram diversos programas musicais em rádios.

Luiz Antonio Pereira, conhecido como Xiru, é compositor, arranjador e produtor cultural. Natural de Lagoa Vermelha, mudando-se para Caxias do Sul no ano de 1971. Aos 20 anos, iniciou a carreira profissional como acordeonista. Xiru esteve à frente da organização e apresentação de diversos festivais nativistas rodeios pelo país, bem como de programas de rádio e TV. Em Caxias, comandou programas nas rádios Caxias AM, São Francisco e Difusora.

Xiru também é criador do Festival Primavera da Canção Nativa, e um dos fundadores do Rodeio Campo dos Bugres.

Nascido em 1946, Wilmar Gomes da Fonseca é natural de São Francisco de Paula. Mudou-se para Caxias aos 14 anos, cidade na qual se destacou pela presença no movimento tradicionalista.

Participou ativamente de diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) e Piquetes. Atualmente, é Peão de Honra dos CTG's Rodeio Minuano e Negrinho do Pastoreio. Wilmar compôs a comissão que fez surgir a 25ª Região Tradicionalista. O tradicionalista também exerceu a função de conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Também exerce o cargo de capataz do Piquete de Laçadores Sinuelo de São Chico, e faz parte do conselho de Vaqueanos da 25ª RT.

Rodi Pedro Borghetti nasceu em Flores da Cunha, em 1932. Dentre as principais atividades, o tradicionalista presidiu, por duas vezes, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, e exerceu a diretoria do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Também é criador da Fundação Cultural Gaúcha.

Borghetti já recebeu homenagens em nível estadual, como a Comenda Cruz de Ferro, em 1980, e também a Comenda Barbosa Lessa do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em 2005.

Atualmente, é curador da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha Estadual, juntamente com João Carlos Paixão Cortes e Antonio Augusto Fagundes.

16/09/2010 - 11:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo