Voltar para a tela anterior.

Vereadora Ana vibra com sucesso de evento da Subcomissão de Mulheres do Legislativo

Palestra A Revolução das Mulheres curdas ocorreu na última terça-feira, na UCS


A palestra A Revolução das Mulheres Curdas, promovida pela Câmara Municipal, por meio da Subcomissão Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em parceria com a Marcha Mundial das Mulheres e o Centro de Atendimento ao Migrante foi um sucesso. Com êxito, o público lotou o Auditório do Bloco J da UCS, na noite da última terça-feira (07/11). 


A palestra com Melike Yasar, representante internacional do Movimento de Mulheres Curdas para a América Latina e membro do Congresso Nacional do Curdistão (KNK) na Europa, abordou o conflito na Síria e as transformações sociais que acontecem em Rojava (região do auto governo), além do protagonismo das mulheres na luta no combate ao Estado Islâmico. A palestrante proporcionou ao público conhecimento sobre o que acontece no Oriente Médio. A bravura do povo curdo e suas mulheres que criam no meio das adversidades da guerra uma nova forma de sistema político o Confederalismo Democrático e as mulheres curdas são protagonistas desta história. 


A luta dos curdos na Síria, neste último período teve com o principal objetivo constituir uma região autônoma, com auto governo e exército popular de autodefesa. Esta região no Norte da Síria, se chama Rojava e inclui três cidades principais além de aldeias, num total de quatro milhões de habitantes, dos quais boa parte são de outras etnias. Rojava vive hoje sob este programa de democracia radical, mas principalmente sob novas regras no que diz respeito as mulheres. 


Muito além de apenas participar em toda as instâncias de direção e representação, elas continuam sua auto-organização para o combate ideológico diário dentro de uma sociedade milenarmente patriarcal. Isto tem lhes garantido as diversas mudanças de conduta da sociedade em relação às mulheres (fim do casamento arranjado, fim da violência, mudanças fundamentais na educação e a elaboração de uma revisão das ciências), e mais que isso a implementação de um regime social alternativo a sociedade capitalista bélica e desigual.


Melike Yasar falou da  história deste movimento, sua organização e seu dia a dia na construção do novo modelo de vivência, de uma economia solidária e pacífica.


A vereadora Ana Corso/PT, que integra a Subcomissão de Pelo Fim da Violência Contra a Mulher foi a organizadora do encontro, e dirigiu os trabalhos. Também integram o grupo de trabalho as vereadoras Gladis Frizzo/PMDB e Paula Ioris/PSDB e o vereador Rafael Bueno/PDT. 

09/11/2017 - 08:21
Gabinete da Vereadora Ana Corso/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo