Voltar para a tela anterior.

Estudantes do projeto Vereador por Um Dia recebem instruções na Câmara

Comissão de Educação forneceu dicas sobre o Legislativo aos participantes


Uma nova etapa do projeto Vereador por um Dia teve vez no Plenário da Câmara, na tarde desta terça-feira (14/09). Alunos representantes das escolas que participarão do projeto, organizado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, ambientaram-se com a estrutura legislativa, tanto no que se refere ao espaço físico, como, à tramitação de processos.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Elói Frizzo/PSB, forneceu informações sobre o andamento de uma sessão ordinária e as funções exercidas pelas nove comissões permanentes da Casa. Segundo o próprio vereador, as dicas são subsídios para que os estudantes possam comandar a sessão ordinária resultante do projeto, a ser realizada em 18 de outubro, promovendo a discussão de projetos elaborados por eles próprios.

Também foram escolhidos os estudantes que terão os papéis de presidente e secretário da Mesa Diretora. As funções serão exercidas, respectivamente, por Lívia Tessari, da Escola Estadual Santa Catarina, e Lucas Gardelin, aluno do Colégio São Carlos. O Grande Expediente da referida sessão também já foi definido por sorteio. São eles: Juliana Matte, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, Sanuei Bossle, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, e Jean Matos, da escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno. Os alunos aproveitaram para acompanhar a sessão desta terça-feira.

As escolas de Ensino Fundamental e Médio que participarão do projeto ficaram definidas no dia 9 de agosto. Na ocasião, a Comissão de Educação optou por incluir as 18 inscritas, sem realizar sorteio. Nas escolas, o andamento dos trabalhos é supervisionado pela diretoria e professores, sendo que cada aluno representante elaborará um projeto para ser discutido na sessão de 18 de outubro.

As demais instituições participantes são: Colégio Estadual Imigrante, Colégio Madre Imilda, Escola Cenecista de Ensino Fundamental São Vicente, Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel José Penna de Moraes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Angela Sassi Comandulli, Escola Municipal Erico Verissimo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Fioravante Webber, Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno, Escola Municipal de Ensino Fundamental Ítalo João Balen, Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona, Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia do Piaí, Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio e Escola Marianinha de Qieiróz.

A lei, que regulamenta o projeto, existe desde 30 de junho de 1999, de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, passaram a serem contempladas, também, as escolas de Ensino Médio.

Participam da Comissão de Educação, além do presidente Elói Frizzo/PSB, os vereadores Geni Peteffi/PMDB, Vinicius Ribeiro/PDT, Assis Melo/PCdoB e Marcos Daneluz/PT.

14/09/2010 - 18:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo