Voltar para a tela anterior.

Thereza Verona Tondo é Cidadã Caxiense

Empresária da Tondo S/A e da marca Orquídea recebeu título da Câmara Municipal


Uma das fundadoras da Tondo S/A, Thereza Verona Tondo é a nova Cidadã Caxiense. A empresária recebeu o título da Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (18/10), por iniciativa do vereador Paulo Périco/PMDB e com aprovação unânime do Legislativo, em 28 de setembro.

Nascida em Vila Jansen, no interior de Farroupilha, em 23 de outubro de 1930, Thereza veio para Caxias do Sul aos 15 anos, em 1945. Mudou de lugar para continuar os estudos, residindo no Internato do Colégio São Carlos, das Irmãs Scalabrinianas. Cursou Técnico em Contabilidade e se casou com Dalvino Tondo, do qual é viúva e com quem teve os filhos Elói, Rogério, Elisete, Eloísa e Elaine.

Em seu discurso, o vereador Paulo Périco valorizou a história de Thereza, desde a infância, quando ela teve sérios problemas de saúde. Contou que a homenageada era a terceira dos cinco filhos de Attilio Verona e Luisa Verona, casal que trabalha na lavoura e mantinha um pequeno comércio, conhecido como “bodegão”.

Em 1953, Thereza se casou com Dalvino, que era comerciante em Pinto Bandeira, no interior de Bento Gonçalves. Com irmãos de Dalvino, o casal teve o  Moinho Pintobandeirense e a Casa Comercial Irmãos Tondo. Em 1966, o casal se mudou para Caxias, onde formou o Grupo Tondo S/A. A homenageada está com 86 anos e atua como vice-presidente do Conselho de Administração e é responsável pela tesouraria da marca Orquídea.

A empresa possui uma das maiores capacidades de moagem de trigo da Região Sul: 36 mil toneladas por mês. A fábrica  produz 1.800 toneladas de biscoito por mês, entre biscoitos doces e salgados, wafers, recheados, sortidos e cookies. Mantém unidades fabris de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Centros de Distribuição em Garibaldi, Passo Fundo e Porto Alegre (RS), Florianópolis e Itajaí (SC) e Curitiba (PR). Thereza também integra o Lions Clube São Pelegrino e sempre se dedicou ao voluntariado social.

“A cidade de Caxias do Sul e esta Casa não poderiam se furtar de lhe outorgar essa distinção, por todo o legado que a senhora deixou e deixará para a nossa querida Caxias”, declarou Périco, lembrando que o marido de Thereza também recebeu título de Cidadão Caxiense.

Thereza recebeu o título das mãos do vereador Alberto Meneguzzi/PSB, que presidiu a sessão solene. A empresária ainda foi homenageada por familiares, com um texto lido pela neta Cláudia Tondo Tissot, e com flores entregues pelo bisneto Vicente Valter Tissot.

A empresária se pronunciou, resgatando a vinda para Caxias do Sul com o marido e os cinco filhos e declarando amor pela cidade. “Fico feliz que a sementinha plantada em 1953 foi bem cultivada e cuidada pelos meus filhos e netos. Agora, sou Cidadã Caxiense no papel, porque na alma, sempre fui”.

Em nome do Poder Executivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, disse que família de Thereza é exemplo de trabalho e solidariedade. A homenagem foi acompanhada também pela vereadora Paula Ioris/PSDB, que fez parte da mesa, e pelos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Ana Corso/PT, Édio Elói Frizzo/PSB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Rafael Bueno/PDT e Velocino Uez/PDT.  

18/10/2017 - 19:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo