Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageará os 500 anos da Reforma Luterana

A honraria será concedida no início da sessão ordinária desta quarta-feira, no plenário da Casa


Membros da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em Caxias do Sul, serão homenageados pela passagem dos 500 anos da Reforma Luterana. A honraria será concedida no início da sessão ordinária desta quarta-feira (18/10), a partir das 8h30min, no plenário da Câmara Municipal. O requerimento 155/2017, de autoria coletiva, solicitou a homenagem e foi aprovado por unanimidade, na plenária de hoje.

O texto menciona que a Reforma Luterana ou Reforma Protestante causou uma revolução religiosa, social e política na Alemanha, com consequências que se difundiram pelo mundo, através da arte, cultura, educação e, principalmente, no processo de consciência individual.

Martinho Lutero foi a figura central da Reforna. Em outubro de 1517, o jovem monge, teólogo e professor pregou suas 95 teses sobre questões teológicas que desejava debater abertamente em Wittenberg, na Alemanha. Ele criticou determinadas práticas abusivas promovidas pela ou em nome da Igreja e questionava o comércio de indulgências (título de salvação eterna) por membros do clero.

O texto destaca, ainda, que o Luteranismo se difundiu por todo o mundo, com a imigração, e abalou as estruturas do Catolicismo. Foi ele quem originou o Protestantismo e contribuiu com o surgimento de outras denominações religiosas, dentro do Cristianismo.

Lutero também estimulou a criação de escolas, para toda a população, e rompeu com o ensino repressivo, introduzindo o lúdico na aprendizagem. Também lutou por boas bibliotecas, dentro de sua ótica cristocêntrica.

A data de 31 de outubro de 1517 marca o início da Reforma Protestante e de um novo momento, na história da humanidade. Nenhum aspecto da vida humana ficou intacto, pois abrangeu transformações políticas, econômicas, religiosas, morais, filosóficas, literárias e nas instituições. Foi, de fato, uma revolta e uma reconstrução do norte.

A discussão e a votação do requerimento foram marcadas por um grande debate entre os parlamentares. O vereador Renato Nunes/PR enalteceu as ações sociais de igrejas evangélicas, que resgatam jovens da dependência química, visitam hospitais, reconciliam casamentos e famílias, entre outros. De acordo com o republicano, cerca de 50% de viciados em drogas são recuperados em igrejas, contra 5% dos tratados em clínicas de reabilitação convencionais.

Um dos autores da honraria, o vereador Rodrigo Beltrão/PT afirmou que o seu objetivo é reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pela Igreja Luterana, no município. Em Caxias, a IELB está presente desde a década de 1940.

Assinaram o requerimento 155/2017 os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Ana Corso/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Paulo Perico/PMDB, Renato Nunes, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Velocino Uez/PDT.

 

Requerimento 155/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Ausente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

17/10/2017 - 16:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo