Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi quer informações sobre mortes por suspeita de negligência no SUS

Sem repostas do ofício enviado em setembro, parlamentar protocolou requerimento que vai a votação no Plenário


Sem respostas dos ofícios encaminhados ao gabinete do prefeito Daniel Guerra/PRB e à secretária Deysi Piovesan, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou na Câmara, na manhã desta terça-feira (17/10), documento no qual solicita informações sobre as mortes de Rosalina Slongo e Aura Gonçalves Gil. Ambas são suspeitas de terem ocorrido por negligência do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o requerimento irá a votação no plenário do Legislativo e, se aprovado, obriga o Executivo a encaminhar respostas num prazo de 30 dias, sob pena de incorrência no Ministério Público.

O parlamentar questiona sobre os processos de investigação e sindicância abertos na administração para apurar as mortes de Rosalina Slongo, 77 anos e Aura Gonçalves Gil, aos 80 anos. Ambas vieram a óbito em 30 de junho e 26 de julho, respectivamente, e foi levantada suspeita de negligência nos atendimentos. “Nos dois casos, pedi à Secretaria Municipal da Saúde que abrisse sindicâncias que pudessem apurar os fatos e punir os culpados, mas sem qualquer informação ou acesso aos prontuários, ainda na época acionei o Ministério Público. Eu não queria fazer o pedido via plenário, pensava que o Município daria atenção, mas não recebi qualquer resposta. Porque tem que ser tão secreto? É estranho que o Executivo não responda um ofício sobre assuntos tão sérios”, lamenta Meneguzzi.

No documento protocolado constam questões acerca dos resultados das investigações dos óbitos e, no caso de Rosalina, porque a Secretaria não assinou a liberação do corpo, tampouco encaminhou ao vereador os prontuários, conforme solicitação. Meneguzzi pede sobre a atuação da pasta em prestar esclarecimentos e auxílios às famílias das vítimas.

“Quando a dona Rosalina faleceu, tive a informação que ela aguardou leito por três dias, no Postão. Pedi se foi isso mesmo que aconteceu e se dali em diante a Secretaria da Saúde tomou providências para evitar casos como este. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, da qual faço parte, recebe diversas denúncias de negligência nos atendimentos. São vidas, não podemos brincar”, salienta o parlamentar.

O pedido de informações deve entrar na pauta de votação desta quinta-feira (19/10). 

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi - (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259

17/10/2017 - 09:01
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo