Voltar para a tela anterior.

Tribunais da Bahia elogiam plataforma da Câmara de Caxias

Parlamento caxiense transfere ao legislativo baiano o uso do Parlavox, sistema multimídia que disponibiliza discursos


A transparência de informações proporcionada pelo Parlavox foi destacada nesta segunda-feira (16/10) por autoridades da Bahia visitadas pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier.

O parlamentar está em Salvador para assinar com a Assembleia Legislativa daquele Estado nesta terça-feira o “Acordo de Cooperação Técnica” para licenciamento de uso da plataforma multimídia caxiense, assim como transferência da tecnologia e treinamento para funcionários do parlamento baiano.

Gremelmaier participou nesta segunda-feira do lançamento do Albavox, sistema que passa a funcionar no terceiro maior parlamento estadual do Brasil. O software é o mesmo do Parlavox, desenvolvido por servidores da Câmara de Caxias e que vem despertando interesse de legislativos de vários Estados e municípios do país.

A ferramenta coloca à disposição da sociedade, de forma simultânea, as manifestações dos parlamentares em plenário durante as sessões ordinárias, com os recursos de vídeo, áudio e texto.

"A transparência chegou como um tsunami e veio para ficar", declarou o secretário-geral do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Luciano Chaves.

"Um projeto como esse (Parlavox) para a transparência é fantástico. Você tende a dar uma informação mais refinada. É uma demanda forte", acrescentou Francisco Neto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia.

"Nós, como homens públicos, temos a obrigação de mostrar para a comunidade a importância da democracia, e o Parlavox é um método de divulgação dessa transparência. O nosso dia na Bahia está sendo muito proveitoso pela realização da parceria e contatos", comentou Felipe Gremelmaier.

"Muita gente vive dos benefícios de não ter a informação. Impressiona a disponibilidade de Caxias do Sul para divulgar a transparência", elogiou Vítor Maciel, diretor de assistência a municípios do TCM.

Na avaliação do presidente da Câmara de Caxias, a cedência, com custo zero, do modelo do Parlavox para legislativos reconhece o parlamento caxiense como referência positiva numa área tão sensível quanto o conceito sobre a relevância da atividade política.

A transferência da tecnologia e treinamento em Salvador estão sendo feitos pela equipe integrada pela chefe do setor de Registro e Revisão de Anais da Câmara de Caxias, Milena Bartelle, e pelo taquígrafo Ettore Tonani.

Também nesta segunda-feira, Felipe Gremelmaier esteve com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates e outras autoridades.    

 

 

 

 

16/10/2017 - 18:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo