Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi sugere a realização de pacto pela saúde em Caxias

A iniciativa seria capitaneada pelo Executivo, para diminuir as filas de espera de consultas e exames


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB encaminhou ofício ao gabinete do prefeito Daniel Guerra, por meio do qual sugeriu a criação de um pacto pela saúde, em Caxias do Sul. De acordo com o parlamentar, a inciativa seria capitaneada pelo Executivo, reunindo os hospitais que recebem recursos públicos, além daqueles privados, laboratórios de análises clínicas e empresas que realizam exames clínicos, bem como, os parlamentares caxienses que atuam no Congresso Nacional.

Para o vereador, a partir dessa união de esforços, seria viabilizado um mutirão de saúde, para a redução das filas de espera de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos. “O que seria esse pacto? Seria um movimento agregador de iniciativa do prefeito, justamente para uma construção conjunta de uma forma de atender e minimizar a dor dos caxienses. É sabido que uma ação dessas implicará em custos ao município. No entanto, ela se faz necessária. Da mesma forma, é indispensável saber quantas cirurgias, quantos exames e demais procedimentos cada hospital ou clínica pode fazer num mês e se essa capacidade pode ser aumentada temporariamente, e a que custo”, explicou.

A sugestão do vereador é para que esse pacto pela saúde dos caxienses aconteça durante o mínimo de 180 dias, isto é, seis meses, justamente no intuito de permitir que os hospitais privados reservem o período vespertino e da madrugada, para tais atendimentos. “Não uma única vez, vieram ao gabinete cidadãos, contribuintes que estão, há quase um ano, no aguardo de cirurgias, para retirada de hérnia, e impossibilitados de trabalhar”, lamentou.

Meneguzzi disse ter verificado que os hospitais Pompéia e Geral estão sobrecarregados e não conseguem atender com rapidez. “Essas pessoas necessitam de atendimento urgente e cirurgias igualmente necessárias. O Sistema Único de Saúde (SUS) é falho. O Dacra, departamento da Secretaria Municipal da Saúde, faz a liberação, mas os hospitais não têm capacidade de atender a toda a demanda”, afirmou.

Contato para entrevistas com o vereador Alberto Meneguzzi: (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259.

11/10/2017 - 16:11
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo