Talian é a segunda língua oficial de Caxias do Sul

Presidente do Legislativo promulga lei de Gustavo Toigo aprovada em plenário e vetada pelo prefeito

O presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Gremelmaier, promulgou nesta segunda-feira (9/10) durante a reunião da Mesa Diretora a Lei 8.208 que torna o Talian a segunda língua oficial de Caxias do Sul. A Lei promulgada é de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT.

O texto preserva a Língua Portuguesa como língua oficial, mas garante a valorização da herança linguística e cultural representada pelo Talian. Considerado língua de imigração, o Talian faz parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, é reconhecido como referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

A proposta de Toigo tramitava na Casa desde 2015. Arquivado em 2016, o PL 50/2015, foi reapresentado com emenda pelo parlamentar em 14 de maio de 2017 e aprovado por unanimidade na sessão ordinária de 17 de agosto. Vetado em sua totalidade pelo Executivo, o ato do prefeito Daniel Guerra/PRB foi derrubado por maioria de votos (20 x 2) em 3 de outubro e promulgado nesta segunda-feira pelo presidente do Poder Legislativo.

09/10/2017 - 16:30
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT