Gabinete de Meneguzzi recebe demandas 24h do dia pelo Acredita Caxias

Equipe do parlamentar está de plantão aos finais de semana para responder e encaminhar solicitações ao Executivo

Às vésperas de completar um mês desde que foi lançado para smartphones com sistema operacional Android, o aplicativo Acredita Caxias já atingiu a marca dos 115 downloads. Veiculado a partir do dia 11 de setembro, a software idealizado pelo vereador Alberto Meneguzzi registrou até a tarde desta sexta-feira (6 /10) o envio de 20 solicitações e denúncias, das quais 14 já receberam encaminhamento ou estão sendo atendidas pelo Executivo.

“Estamos felizes aqui no gabinete, porque o aplicativo representa a voz da comunidade que solicita suas demandas. O Alô Caxias não atende aos finais de semana. Ao contrário, nossa equipe está sempre de plantão para receber as denúncias e solicitações e encaminhar aos secretários das pastas competentes, sete dias por semana, 24 horas por dia. Além de encaminhar, nossa equipe responde os usuários, que recebem as notificações na tela do aplicativo”, comemora o vereador.

Meneguzzi vê a ferramenta como uma forma de oficializar as necessidades dos caxienses. “Nós fazemos contato telefônico imediatamente com os secretários e seus assessores, para relatar a situação e pedir providências. Depois, no primeiro dia útil, comunicamos ao Alô Caxias, e também registramos a demanda na Câmara, por meio da indicação, e vamos pessoalmente entregá-la ao Executivo”, explica.

Das demandas recebidas, três são de assuntos relacionados a esgoto, duas são solicitações de supressão de árvores, buracos em ruas e estradas municipais, além de substituição de lâmpadas em postes de iluminação pública. O acúmulo de lixo na estação de transbordo São Giácomo e o vazamento de água potável em via pública na área central também foram alvos de denúncias.

Além dessas solicitações, os caxienses podem fiscalizar as linhas do transporte coletivo. Duas denúncias de atraso e mau atendimento foram registradas e enviadas à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que está investigando os casos e deverá punir a concessionária. A colocação de um abrigo de parada de ônibus para proteger os moradores da chuva ou do sol em demasia foi a solicitação de uma moradora do bairro Esplanada.

“Atendemos, inclusive, problemas de fiação telefônica do bairro Cidade Nova. Os fios estavam quase encostando no chão. Depois de falar com a ouvidoria da operadora e encaminhar ofícios pedindo a notificação da mesma à Secretaria de Urbanismo e ao Procon, o problema foi solucionado de forma paliativa, segundo nos informaram moradores”, salienta Meneguzzi.

O aplicativo Acredita Caxias pode ser baixado gratuitamente nos celulares com sistema Android. Está em fase de testes e finalização a versão para telefones da Apple. Por meio dele, os caxienses podem enviar demandas de trânsito, segurança pública, problemas com calçadas, buracos nas ruas, iluminação pública, esgoto, poda ou supressão de árvores, além de denúncias por falta de acessibilidade, placas de sinalização, acúmulo de lixo e desrespeito aos direitos do consumidor e do idoso.

06/10/2017 - 16:11
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB