Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira se solidariza com greve dos professores estaduais

O parlamentar pede ação do governo gaúcho para reduzir as dificuldades dos docentes, que têm recebido salário em parcelas


A atual greve dos professores estaduais recebeu o apoio do vereador Renato Oliveira/PCdoB, durante a plenária do Legislativo caxiense desta quarta-feira (04/10). O parlamentar pediu mais atitude por parte do governo do Rio Grande do Sul para reduzir as dificuldades dos docentes, que têm recebido em parcelas e, por conta disso, muitos estão sem dar aulas há cerca de um mês.

De acordo com Renato Oliveira/PCdoB, cerca de 2 mil alunos se encontram, neste momento, sem aula em Caxias do Sul, situação que o preocupa e também mobilizou, há pouco, na tribuna da Câmara, acadêmicos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul.

“Os estudantes de História propõem que o governo do Estado insista na recuperação das perdas da Lei Kandir (buscando o repasse da União ao RS de verbas referentes à compensação da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços/ICMS de produtos destinados à exportação). Essa situação (alunos sem aula e professores sem pagamento de salário em dia) nos preocupa bastante. Simplesmente, cruzam os braços para a greve. Caso não tiver alunos e professores, que motivação haverá para estudar?”, questiona Oliveira, cobrando uma posição de parte do governador José Ivo Sartori.

Oliveira ainda criticou a intenção do Piratini de vender empresas e unidades que contam com gestão pública e rechaçou a possibilidade de haver demissões de professores estaduais.

O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT também demonstrou apoio à mobilização dos acadêmicos de História, que se solidarizaram com a greve dos educadores do RS, e lamentou a falta de maior investimento e atenção para com a educação. A vereadora Ana Corso/PT lembrou que já está no 22º mês de salários parcelados no âmbito do Estado e a categoria docente é uma das que mais sofre com essa realidade.

04/10/2017 - 11:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo