Voltar para a tela anterior.

Vereador Alceu Thomé divulga evento de beatificação do Padre João Schiavo

A celebração está prevista para 28 de outubro, às 10h, nos pavilhões da Festa da Uva


A partir da tribuna do plenário do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (04/10), o vereador Alceu Thomé/PTB destacou o evento de beatificação do Padre João Schiavo, previsto para 28 de outubro, às 10h, nos pavilhões da Festa da Uva. O parlamentar ressaltou ser oriundo de Fazenda Souza, localidade caxiense onde estão o túmulo e o memorial do pároco.

O petebista divulgou, entre outras atrações da programação preparatória à cerimônia de beatificação de Schiavo, uma pedalada. Ela será no próximo sábado, às 12h30min, com saída do estacionamento da Marcopolo, em Ana Rech. Disse que os ciclistas irão até a capela de Fazenda Souza, totalizando um percurso de 13 quilômetros. “Observamos que a fé e a fraternidade foram, naturalmente, propósitos desse religioso, que conseguiu, durante a sua passagem terrena, estabelecer uma relação de respeito, de amor ao próximo”, salientou.

Thomé contou detalhes da trajetória de Schiavo, nascido em 8 de julho de 1903, em Vicenza, na Itália. Em 1917, ingressou na Congregação dos Josefinos de Murialdo. Fez noviciado em Volvera e, em 1919, cursou Filosofia e Teologia. Em 10 de julho de 1927, foi ordenado padre. Em 1931, realizou o desejo de ser missionário e partiu para o Brasil, onde desenvolveu diversas ações, em Ana Rech, Fazenda Souza e Galópolis. Faleceu aos 63 anos, em 1967.

De acordo com Thomé, naquele memorial em homenagem à memória de Schiavo, em Fazenda Souza, todo dia 27, às 16h, é celebrada missa, na qual devotos agradecem por cada graça alcançada. Salientou a mobilização comunitária em prol da beatificação do pároco.

Em apoio à causa, o vereador Gustavo Toigo/PDT contou que é atribuída a Schiavo a cura do caxiense Juvelino Cara, em 1997, de uma trombose que comprometia todo o intestino delgado, quadro então considerado como irreversível. Em 18 de fevereiro de 2016, a Comissão de Médicos do Vaticano reconheceu, na documentação analisada, que essa cura não tinha explicação médico-científica. Ou seja, um milagre.

04/10/2017 - 10:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo