Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa critica respostas do Executivo sobre educação

Parlamentar lamentou retorno da prefeitura relativo a solicitações de projetos e convênios da Smed


A falta de respostas concretas do Executivo a um pedido de informações da Comissão de Educação do Legislativo pautou o discurso do vereador Edson da Rosa/PMDB nesta quarta-feira (4/10) na Câmara Municipal. Presidente da Comissão, o parlamentar destacou que a solicitação visou obter informações para auxiliar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) na solução de demandas, mas que a prefeitura não teve esse entendimento.

O peemedebista lembrou que o pedido questionou o Executivo sobre projetos e convênios mantidos pela Smed até o final de 2016 e quais deles seguiam em andamento em 2017. Solicitou ainda números de investimentos municipais em educação, entre outros questionamentos relativos à área. A iniciativa partiu da decisão do Executivo em encerrar o projeto AABB Comunidade, que beneficiava crianças e adolescentes em turno inverso ao escolar.

Conforme mostrou Edson, o Executivo não forneceu respostas plausíveis. Sobre projetos, a prefeitura enviou lista com nomes de atividades e seus códigos de registro, sem detalhar a situação. Em relação a investimentos, orientou o Legislativo a buscar dados no portal da transparência. Porém, segundo observou o parlamentar, os números da Smed no site estão desatualizados e não consta a verba orçamentária para 2018.

O peemedebista lamentou a postura do Executivo, ressaltando que dessa forma ele não contribui para que o Legislativo responda a quem o procura trazendo demandas. No entendimento de Edson da Rosa, a atitude mostra problemas de gestão na Smed, gerando desconfiança à comunidade sobre prosseguimento de projetos que vinham dando certo.

Em aparte, Paulo Périco/PMDB classificou que há um desmonte dos projetos municipais de educação. E criticou o Executivo por desrespeitar pedidos de informações, uma prerrogativa legal do parlamento. Lembrou que uma exceção foi um feito por ele sobre a Festa da Uva, respondido, mas de forma incompleta.

Em seu espaço no grande expediente, Edson da Rosa também tratou do trabalho da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) na produção de obras literárias em braile. Citou como exemplo a parceria da entidade com a Escola do Legislativo, dirigida pelo parlamentar, na publicação da Constituição em Miúdos nesse sistema de escrita. O peemedebista destacou a importância dessa versão do livro de leis, disponível no Centro de Memórias da Câmara Municipal.

Outros temas tratados pelo vereador foram a situação dos professores da rede pública, aos quais ele exigiu respeito, e apoio ao trabalho do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer, que ocupou espaço na tribuna nesta quarta-feira.

 

04/10/2017 - 10:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo