Veto é derrubado e Talian será segunda língua oficial de Caxias

O vereador Gustavo Toigo/PDT é o autor do projeto, que visa a preservar o idioma

Projeto de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, o Talian será tornado a segunda língua oficial de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta terça-feira (03/10), o Plenário derrubou por maioria o veto total encaminhado pelo prefeito Daniel Guerra/PRB.

“Não podemos deixar o Talian morrer. Aprovar o Talian como a segunda língua do município é dar a devida importância para a história de Caxias, proporcionando que essa bonita parte da história de quem ajudou a construir o nosso município seja preservada”, argumenta o vereador.

O Talian é considerado língua de imigração e faz parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, reconhecido como referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, integra o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

A partir da derrubada do veto, agora a Lei (PL nº 50/2015) será promulgada pelo presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier (PMDB).

03/10/2017 - 11:41
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT