Câmara vota projeto de Meneguzzi que homenageia Ana Clara Adami

Medida denomina via do loteamento Villa Di Fillippo com o nome da menina morta em 2015

O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul votará, na sessão desta terça-feira (03/10) o Projeto de Lei  (PL)104/2017, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. A matéria homenageia a pequena Ana Clara Adami com o nome de uma rua no loteamento Villa Di Fillippo, no bairro São Caetano.

Ana Clara morreu após ser baleada, em 16 de julho de 2015, quando chegava para o encontro de catequese, nas proximidades da igreja São Pio X, em Caxias. Na época, a menina tinha 11 anos. A proposição do vereador foi no sentido de eternizar o nome de alguém que morreu lutando, mesmo que de modo singelo, pela construção da paz.

“A Ana Clara escrevia muito sobre a paz. Dias antes da sua morte, ela escreveu que a pena de morte não resolve, ou seja, a família, a escola, a comunidade e a catequese lhe ensinaram valores que ela levava a sério. Batizar uma rua com o nome da Ana Clara Adami é uma forma de eternizar também tantas crianças e adolescentes que morrem todos os anos em nossa cidade vítimas da violência. Somente em 2016, foram 27 pessoas que tinham entre 10 e 20 anos que vieram à óbito de forma violenta, em Caxias”, explica Meneguzzi.

Os pais e familiares da menina confirmaram presença no plenário da Câmara. Está tramitando no Legislativo o Projeto de Lei 84/2017, de autoria de Meneguzzi e Gustavo Toigo/PDT, que institui o dia 16 de julho de cada ano como o Dia do Ato pela Cultura da Paz - Ana Clara Adami. Os recursos investidos nunca são suficientes para combater a violência. Por mais efetivos policiais que se contratem, por mais câmeras que se instalem ou por mais grades e muros que se construam, a violência continua a bater na nossa porta. A violência só pode ser combatida a partir da valorização e da construção de uma cultura de paz”, finaliza Alberto Meneguzzi.

02/10/2017 - 17:28
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB