Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo se despede de Adelar Bertussi

Felipe Gremelmaier esteve no velório do músico, na Igreja de São Jorge da Mulada, em Criúva


Em nome do Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, levou condolências aos familiares do músico Adelar Bertussi na manhã desta segunda-feira (2/10). O parlamentar esteve no velório do acordeonista, na Igreja de São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva.

Felipe Gremelmaier falou sobre a importância do músico:

“Adelar Bertussi sempre será uma referência da cultura do Rio Grande do Sul. Ele tem uma representatividade que vai além do nosso Estado, já que é respeitado também pelo País e no Exterior”.

Conhecido como o Cancioneiro das Coxilhas, o acordeonista morreu aos 84 anos, sábado, em Curitiba (PR), onde estava hospitalizado. Adelar Bertussi foi vereador pelo MDB em Caxias do Sul, de 1973 a 1976 e de 1977 a 1982, ano em que presidiu a Casa. A Câmara Municipal colocou o plenário à disposição para o velório, mas a família optou para realizar o funeral em São Jorge da Mulada, terra de origem do artista.

Quarta-feira passada (27/9), Adelar, representado pelo sobrinho Daltro Bertussi, foi homenageado pelo Legislativo com a Medalha Honeyde Bertussi 2017. No dia 15 de setembro, dentro do projeto CinePlenário, o parlamento apresentou à comunidade o documentário “Adelar Bertussi – O Tropeiro da Música Gaúcha”, seguido de bate-papo com o diretor do filme, Lissandro Stalivieri.

Na década de 1950, Adelar formou com o irmão, Honeyde, a dupla musical gaúcha Os Irmãos Bertussi. Foram mais de 70 anos de carreira, com 400 canções gravadas em mais de 50 CDs e LPs. A dupla realizou 6 mil apresentações no Brasil e no Exterior, e foi pioneira em tocar baile com duas gaitas.

02/10/2017 - 11:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo