Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico avalia situação do aterro sanitário

Petebista apontou falhas no transporte de lixo de São Giácomo e falou de visita de vereadores ao Rincão das Flores


A situação do Aterro Rincão das Flores e o transporte de lixo para a área foram temas do discurso do vereador Adiló Didomenico/PTB nesta quinta-feira (21/9) na Câmara Municipal. O parlamentar também falou sobre denúncias de assédio a funcionárias da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

O petebista considerou fora das normas ambientais o transporte do lixo que estava a céu aberto no antigo aterro municipal, em São Giácomo, para o Rincão das Flores. Conforme Adiló, após a situação ser levada a público na semana passada, a prefeitura agiu rápido.

Mas o material foi levado de forma inadequada, em caçamba, sem vedação na tampa e sem caixa de coleta de chorume. Também declarou que o chorume vazou no trajeto, esparramando pela pista.

O vereador também comentou sobre a visita que fez, acompanhado de outros parlamentares e de um técnico ambiental, ao Rincão das Flores nesta semana. Na avaliação de Adiló, as condições do aterro são aceitáveis, porém, há problemas urgentes a serem resolvidos.

Citou haver mangueiras jogando chorume da bandeja dos tanques de tratamento no meio ambiente e tanque com vazamento, o qual é encoberto com brita. Por ter uma frente de trabalho muito grande descoberta, a situação já atrai centenas de urubus, o que deve ser combatido, observou o parlamentar.    

Em aparte, Rafael Bueno/PDT acrescentou que funcionários trabalham no aterro sem equipamentos de proteção.

Em relação à Codeca, Adiló Didomenico desafiou o colega Chico Guerra/PRB, líder do governo, de que em sua gestão na autarquia não tenha tomado providência sobre denúncias de assédio sexual e moral a servidoras. O petebista também declarou que, tão logo demonstrou em plenário, semana passada, que as contas da Codeca estão no vermelho, os números deixaram de ser publicados em um mural da autarquia.

 

 

21/09/2017 - 11:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo