Voltar para a tela anterior.

Força-tarefa da Brigada Militar e Guarda Municipal contra a violência escolar começa em outubro

Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, Brigada Militar e Guarda Municipal alinham estratégias para iniciar o projeto-piloto


A força-tarefa que será realizada em 20 escolas da rede pública de Caxias do Sul foi o tema da reunião desta sexta-feira (14) entre a presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, vereadora Paula Ioris/PSDB, o comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar, capitão Marcelo Constante, e o coordenador da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Guarda Municipal, Antônio Teixeira. O encontro, realizado no gabinete da vereadora, serviu para alinhar as estratégias e o trabalho das forças policiais que estarão unidas em prol da iniciativa que surgiu como resultado do grupo de trabalho sobre violência escolar realizado pela Comissão.

Ficou combinado pelas lideranças policiais responsáveis pela ação visitas presenciais nas escolas com conversa com a direção para diagnóstico e identificação dos problemas de segurança enfrentados. A partir do levantamento serão planejadas ações necessárias de prevenção, como palestras e orientações, para alunos, professores e pais, além de intervenções de repressão das forças de segurança.

A força-tarefa ocorre até dezembro. Posteriormente serão avaliados os resultados, podendo ser concluídos ou estendidos os trabalhos conforme a realidade de cada escola. A intenção é que esse projeto-piloto tenha continuidade, podendo abranger outras instituições.

A listagem com as 20 escolas municipais e estaduais foi feita pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), respectivamente. Para preservar a imagem das instituições e em função dos critérios adotados, que envolvem o perfil da comunidade escolar e não apenas estatísticas de violência, os nomes das escolas não serão revelados.

“Estou feliz que esse trabalho de integração e parceria entre as forças de segurança esteja saindo do papel porque é um dos objetivos da Comissão para o Enfrentamento da Violência. Não há outra saída a não ser a união. Temos que somar nossas competências e otimizar os recursos humanos e materiais que temos se quisermos resolver os problemas. Estamos otimistas que esse trabalho vai dar um alento aos corações dos diretores e professores, aumentando a sensação de segurança e amparo, em meio aos desafios constantes que a sala de aula apresenta”, declarou a vereadora Paula Ioris.

15/09/2017 - 11:49
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo