Voltar para a tela anterior.

Comunidade do interior reivindica mais segurança em Caxias do Sul

Solicitação dos moradores foi feita durante audiência pública da Comissão de Agricultura


A participação de mais de 300 pessoas em audiência pública realizada na terça-feira (29/08), em Fazenda Souza, comprovou a angústia dos moradores do interior de Caxias do Sul com a violência que se instalou na área rural. O encontro foi promovido no distrito de Fazenda Souza pela Comissão Permanente de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT. Na reunião, marcaram presença autoridades da área da segurança, vereadores e comunidade.

Relatos dramáticos de assaltos às famílias, incluindo adultos e crianças que têm sido torturadas, abigeato e outros crimes têm causado aflição nos moradores da zona rural, informou o pedetista Ricardo Daneluz. Estiveram também presentes na audiência os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Alceu Thomé/PTB (ambos integrantes da Comissão de Agricultura), Velocino Uez/PDT, Kiko Girardi/PSD, Edio Elói Frizzo/PSB, Adiló Didomenico/PTB e Paula Ioris/PSDB. Entre as autoridades: o secretário municipal da Segurança, José Francisco Mallmann, o Capitão Constante da BM, o delegado Guilherme da 3ª Delegacia de Política (DP), o chefe da Guarda Municipal, Ivo Rauber, além de lideranças da comunidade.

De forma objetiva, os participantes da audiência pública apresentaram as seguintes sugestões: instalação de câmeras de segurança nos acessos às comunidades, cercamento eletrônico, patrulha rural, viatura sediada em cada distrito, rondas noturnas da BM e outras prioridades para o interior nos aspectos da segurança pública. A Comissão de Agricultura e a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência assumiram o compromisso de criar um grupo de trabalho com o objetivo de encontrar soluções de curto prazo. Representante da Brigada Militar, Capitão Constante vai estudar uma adequação de efetivo que permita deslocar alguns dos novos soldados para o interior.

O destaque infeliz da audiência, na avaliação de Daneluz, foi o pronunciamento do secretário Mallmann ao afirmar à comunidade que a prioridade da administração é atender o centro, etapa que ainda está em andamento, depois, bairros e, finalmente, o interior. O pedetista comemorou, entretanto, a informação trazida pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB de que deve ser criada uma Delegacia Especializada em Roubos no Interior.

 

31/08/2017 - 09:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo