Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão reforça convite para audiência pública sobre o policiamento comunitário

A reunião terá início às 19h desta quarta-feira, no plenário do Legislativo caxiense


Às 19h desta quarta-feira (16/08), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, para tratar da situação do policiamento comunitário. Na sessão ordinária da manhã de hoje, o presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, foi à tribuna reiterar o convite. O encontro será promovido em conjunto com a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

De acordo com Beltrão, o momento exige a superação de vaidades e interesses partidários, para um só foco: a segurança. Anunciou que estão confirmadas as participações do secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, do Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar, de representante da Secretaria Estadual da Segurança Pública e de lideranças comunitárias.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos alertou que o principal receio gira em torno da possibilidade de enfraquecimento e até de extinção do policiamento comunitário, em Caxias do Sul. “Já existe um ofício do secretário Mallmann, por meio do qual se posicionou pela não renovação do convênio entre Estado e município. O prefeito Daniel Guerra fala em fortalecer a Guarda Municipal. O problema é que ela, sequer, dá conta de proteger o patrimônio do município. Portanto, não possui condições para substituir a Brigada Militar, no policiamento ostensivo”, observou o vereador.

Beltrão destacou que, desde 2012, a partir da implantação do policiamento comunitário na cidade, houve quedas em homicídios (16%), arrombamentos a residências (30%) e assaltos a postos de gasolina (62%). Ressaltou que o maior mérito do projeto passa pela integração entre brigadianos, que passam a residir nos bairros onde atuam, e a própria população local, que se habitua a trocar informações com os policiais, qualificando a segurança.

A vereadora Ana Corso/PT atentou que, em setembro, serão encerrados três convênios da Prefeitura com a Brigada Militar. Ela pediu união para evitar o fim do policiamento comunitário, que atende 37 comunidades caxienses. Ponderou que a recente vinda de 50 novos policiais para Caxias precisa ser aproveitada no fortalecimento do projeto.

Por outro lado, o líder do governo municipal na Casa, vereador Chico Guerra/PRB, garantiu que, em momento algum, o prefeito cogitou suspender o projeto. “A Prefeitura só necessita que o Estado cumpra com a sua obrigação, no repasse de verba ao município”, sustentou.

Em seguida, o vereador Elói Frizzo/PSB apontou que o Bairro Jardim América tem sido um case de referência, no policiamento comunitário, a partir da interação total entre brigadianos e moradores, inclusive com a utilização de grupos de WhatsApp. Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Gustavo Toigo/PDT também se manifestaram em apoio à ampliação do projeto.

16/08/2017 - 11:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo