Voltar para a tela anterior.

Leonor Grezzana Ronchetti é Cidadã Caxiense

Natural de Antônio Prado, educadora, catequista e voluntária social recebeu título da Câmara Municipal


A mais nova Cidadã Caxiense é Leonor Maria Grezzana Ronchetti, nascida em Antônio Prado. A professora e catequista recebeu o título na noite desta terça-feira (15/08) na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Gustavo Toigo/PDT, ex-aluno de Leonor, e teve aprovação unânime do parlamento.

Familiares, autoridades e amigos da educadora acompanharam a entrega da honraria no Plenário Deputado Nadyr Rossetti. Filha da professora Leonora Della Giustina Grezzana e do delegado fiscal do Tesouro Nacional Marcantonio Grezzana, que foi deputado estadual, Leonor iniciou sua docência em Antônio Prado. Mudou-se para Caxias do Sul em 1962, onde lecionou por 24 anos na Escola Estadual João Triches.

É formada em Filosofia pela UCS, fez diversos cursos de educação religiosa e é catequista há 50 anos. Coordenou a catequese da Igreja do Bairro Pio X, voluntaria a pastoral no Hospital da Unimed, é responsável pelo Apostolado de Nossa Senhora de Guadalupe e é ministra da eucaristia e catequista da Paróquia Santo Antônio, no bairro Cinquentenário.

Leonor se casou com o empresário Delfino Ronchetti, com quem teve nove filhos: André, Ricardo, Daniel, Fernanda, Gustavo, Gabrielle, Leonardo, Eleonora e Guilherme.

Em seu discurso, Gustavo Toigo destacou a trajetória de Leonor como educadora e catequista. Contou que conhece ela e sua família desde criança. Emocionado, o parlamentar lembrou quando foi seu aluno na infância. Na época, recebia da professora Leonor o aprendizado na casa dela e também na Escola João Triches. Valorizou que Leonor rezava a Ave Maria todos os dias na sala de aula com ele e os colegas.

“Essa é uma mulher de estudos. Uma mulher de trabalho. Uma mulher de fé. Mas acima de tudo uma mulher de valores éticos e humanitários, que nunca mediu esforços para o bem-estar dos que mais precisam”, declarou.

Em seu pronunciamento, a Cidadã Caxiense agradeceu ao ex-aluno e ao Legislativo pela homenagem. “Meu querido Gus, desejo que tenhas cada vez mais sucesso na vida política e um dia seja prefeito de Caxias do Sul”, declarou Leonor. A educadora também agradeceu aos seus nove filhos, aos 12 netos, irmãos, alunos, amigos, padres, imprensa e pediu que Deus protegesse todos os presentes na cerimônia.

Em representação ao prefeito Daniel Guerra/PRB, a diretora de proteção especial da Fundação de Assistência Social (FAS), Ana Maria Franchi Pincolini, se disse honrada por testemunhar a homenagem a uma educadora.

“Quem de nós não lembrará com carinho para a vida toda de uma professora e dos ensinamentos que farão parte da nossa vida? A professora Leonor faz parte da vida de muitas pessoas, das quais ela fez diferença nas suas vidas”.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente em exercício Alberto Meneguzzi/PSB, que na Mesa Diretora estava acompanhado pelo segundo secretário, vereador Renato Oliveira/PCdoB, Leonor e Ana Maria. Também estiveram presentes os vereadores Velocino Uez/PDT e Adriano Bressan/PMDB.

 

 

 

 

 

15/08/2017 - 20:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo