Voltar para a tela anterior.

Velocino participa da posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação

Os novos integrantes da entidade de Galópolis assumem a Gestão 2017-2021


O vereador Velocino Uez/PDT participou da posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem no Distrito de Galópolis – Gestão 2017 a 2021, no último sábado (12/08). Na ocasião, além de agradecer e destacar a importância do trabalho dos sócios, o parlamentar colocou a Câmara Municipal à disposição. Agradeceu ao presidente Renato João Dall’Agnol pelos 27 anos à frente do sindicato, desejando-lhe sucesso pelo mandato nos próximos quatro anos.

Com o surgimento da Legislação Trabalhista, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Distrito de Galópolis foi constituído a partir do ano de 1939. Através dos administradores do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos de Galópolis, que já proporcionava aos associados assistência médica, farmacêutica e jurídica, promoveu uma Assembleia Geral com os Operários da Fábrica Têxtil, no dia 13 de agosto de 1939, na qual foi formada e aprovada a Comissão Organizadora da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Galópolis.

No dia 2 de maio de 1941 foi aprovado o primeiro Estatuto e eleita a primeira diretoria do Sindicato, com sede nas dependências do Círculo Operário de Galópolis. Em fevereiro de 1942, os operários receberam a carta de reconhecimento do seu sindicato, sob a denominação de “Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, do Distrito de Galópolis”, com base territorial no 3º distrito de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, sendo o sindicato distrital mais antigo do Brasil.

A partir de 1945, o sindicato assume um papel representativo dos interesses dos operários nas questões salariais e nas questões concernentes às condições de trabalho, discutidas ativamente também pelos operários mobilizados pelo seu sindicato. No ano de 1948, ocorreu o primeiro dissídio coletivo.

No ano de 1951, o Sindicato inaugurou sua sede própria, onde atuou até agosto de 2013. Em setembro de 2013, passou a exercer suas atividades na nova sede administrativa, localizada na Rua Ismael Chaves, 51.

Com a crise em que passava a empresa Lanifício Sehbe, no ano de 1999, durante um longo período de greve, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Galópolis organizou os empregados do Lanifício e formou uma Cooperativa de Trabalho (a atual Cooperativa de Trabalho Têxtil Galópolis Ltda), que continua com a industrialização dos produtos têxteis e, hoje, os próprios operários cooperativados são donos do parque fabril da Fábrica Têxtil de Galópolis.

Membros da diretoria empossada (Gestão 2017-2021):
Presidente:
Renato João Dall’Agnol
Vice-Presidente: Bruna Dalpicol
Secretária: Alcione Márcia Gotz
Tesoureira: Anadir Lazari
Suplentes: Onileda Bridi de Melo e Sra Renata Petry Cizar

Membros do Conselho Fiscal:
Edemar Rigon
Sérgio Antônio Basso
Terezinha Maria Lampert
Eduardo Flach
Maitê Erlo
Rodrigo Marchi

14/08/2017 - 09:56
Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo