Voltar para a tela anterior.

Vilson Dalla Vecchia é o novo Cidadão Caxiense

Natural de Flores da Cunha, o empresário do ramo de administração de imóveis recebeu título da Câmara Municipal


O empresário do ramo imobiliário Vilson Pascoal Dalla Vecchia é o mais novo Cidadão Caxiense. O título foi entregue em sessão solene pela Câmara Municipal na noite desta sexta-feira (11/08).

Familiares, amigos, colegas de profissão, colaboradores, políticos e autoridades lotaram o Plenário Deputado Nadyr Rossetti para assistir à cerimônia. Iniciativa da vereadora Ana Corso/PT, a homenagem teve aprovação unanime do Legislativo no dia 1º deste mês.

Natural de Flores da Cunha, Vilson nasceu em São Luiz da 9ª Légua, em 13 de abril de 1941. Por vir ao mundo no período de Páscoa, recebeu dos pais, Vitória Casagrande e Plácido Dalla Vecchia, o Pascoal no nome.

Vilson cresceu na colônia e, em 1952, foi para o Seminário dos Padres Passionistas, em Pinto Bandeira. Em 1955, seguiu rumo a Osasco/SP para cursar o Ensino Médio. Em 1959, deu sequência aos estudos em Colombo/PR. Foi chamado em 1960 para entrar no 3º Batalhão Rodoviário, em Vacaria, cidade onde jogou futebol pelo Esporte Clube Glória.

Em 1961, Vilson veio para Caxias do Sul, onde cursou técnico em contabilidade no Colégio Nossa Senhora do Carmo e começou a jogar no Flamengo. Seu primeiro emprego com carteira assinada foi na empresa Acordeões Universal, como auxiliar de contabilidade.

Em 1963, fez concurso para o Banco da Província, sendo admitido. Trabalhou na agência até 1966. Em 1964, iniciou a Faculdade de Ciências Econômicas, concluindo o curso em 1967, na Universidade de Caxias do Sul.

No ramo de administrador de condomínios, Vilson ingressou em 1967, assumindo o Condomínio Dona Hercília e suas locações. Lecionou técnicas contábeis de 1968 a 1971. Mas deixou o ensino ao fundar a Prolar Imóveis, que em 2017 completou 50 anos.

O empresário ajudou a criar a associação das empresas do setor e foi representante da região junto ao Sindicato da Habitação, o Secovi,  e à Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário (Agademi) - Creci.

Há 47 anos, Vilson é casado com Marisa Formolo Dalla Vecchia, ex-vice-prefeita de Caxias do Sul e ex-deputada estadual. O casal teve os filhos Thiago, Caroline e Giovana. É avô de Manuela e Verônica.

Em seu pronunciamento, a vereadora Ana Corso declarou:

“Vilson, nós fazemos questão de agradecer por todo o trabalho e o empreendedorismo que desenvolve em nossa cidade. Você é um homem simples, discreto, honesto, apaziguador de conflitos, inovador desde a opção por administrar condomínios como uma solução para as pessoas poderem viver melhor no dia a dia do seu lar”.

Da tribuna, o homenageado lembrou da origem familiar e do trabalho na colônia. Com a voz embargada e muito emocionado, contou sobre quando revelou aos pais que deixaria o interior para estudar na cidade. O empresário falou da origem do segmento de administração de imóveis, destacando o pioneirismo da Prolar na região. Sobre Caxias do Sul, Vilson explanou:

“É uma cidade diversa, cultural, social, eclética, que traz no DNA duas palavras: empreendedorismo e forte organização. Sinto-me inserido,  integrado e acolhido pelo povo caxiense. Quero seguir com meu trabalho, recebendo bem quem é e quem não é daqui. Me sinto abraçado. Obrigado Caxias do Sul, obrigado Câmara Municipal por oferecerem essa emoção que estou sentindo”.

 Representante do Poder Executivo, a secretária municipal de Urbanismo, Mirângela Rossi, pronunciou:

 “Precisamos pessoas mais empreendedoras, mais pais, mais maridos preocupados com sua família como seu Vilson”.

Além do presidente em exercício do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, Vilson Dalla Vecchia e a secretária de Urbanismo, a mesa diretora da Casa foi composta pelo deputado federal Pepe Vargas/PT, o vereador Renato Oliveira/PCdoB e Marisa Formolo Dalla Vecchia, em representação ao deputado estadual Edgar Pretto/PT, presidente da Assembleia Legislativa. Também acompanharam a solenidade os vereadores Elói Frizzo/PSB e Velocino Uez/PDT.

 

 

11/08/2017 - 20:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo