Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi reencaminha sugestão de programa para beneficiar contratação de jovens

Parlamentar entregou sugestão à Coordenadoria de Juventude do Município e estuda a elaboração de projeto de lei


O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) reapresentou à Coordenadoria da Juventude da prefeitura de Caxias do Sul, nesta sexta-feira, 11 de agosto, uma sugestão de programa que conceda desconto na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas que tiverem em seu quadro funcional de 20% a 30% de jovens em situação de primeiro emprego, isto é, dos 16 aos 24 anos. A ideia do parlamentar é possibilitar mais chances de trabalho à juventude que não é usuária dos cursos de capacitação e profissionalização oferecidos por organizações como Pescar, Florescer e o próprio Senai.

O documento, que foi encaminhado pela primeira vez em 18 de maio e não teve respostas, também é endereçado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e à pasta de Gestão e Finanças.

“O nosso município tem quase 120.000 jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos, de acordo com o IBGE. A grande maioria dessa gurizada acaba não está tendo acesso a essas iniciativas e ficam às margens da criminalidade. Nossa ideia é que o município conceda desconto na cobrança de imposto às empresas que contratarem jovens de primeiro emprego”, explica Meneguzzi.

Na prática, as empresas que desejassem aderir ao programa fariam um cadastro junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que informaria de forma regular a Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, sobre as empresas que tiverem as condições de adesão. As organizações de micro e pequeno porte que mantivessem um percentual de 20% do seu quadro funcional formado por jovens de 16 a 24 anos, e de 30% nas empresas de médio porte, teriam o valor do ISSQN calculado com a incidência da menor alíquota vigente.

“Nossa sugestão é fruto de uma preocupação e de um trabalho que desenvolvo com a juventude há muitos anos. Os jovens precisam de oportunidades, precisam ganhar experiência. Nesse sentido, também apresentamos a ideia da criação da agência municipal de empregos. O jovem se candidata, mas não tem experiência. Como vai conseguir trabalho se ninguém dá oportunidade? É um dilema e nós sabemos que as empresas não vão contratar se não ganharem algo em troca”, resume Meneguzzi.

Além disso, o parlamentar acredita que a reunião marcada para a próxima quarta-feira, dia 16, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Heinen e o coordenador do Sine Caxias do Sul, Max Motta Rodrigues, possa colaborar para a criação de uma frente de trabalho efetiva da prefeitura no campo do fomento de políticas de emprego e renda. “Eu acredito que boas ideias devem ser trazidas para a nossa realidade. Precisamos ajudar e beneficiar nossa juventude”, conclui Alberto Meneguzzi.

 

Contato para entrevistas: vereador Alberto Meneguzzi - (54) 9 9185-7934 | (54) 9 9170-0259

11/08/2017 - 16:54
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo