Aprovada proposta que estimula derivados da uva local em eventos oficiais

O projeto é de autoria do vereador Alberto Meneguzzi e irá para a sanção do prefeito

Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (10/08), foi aprovado o projeto de lei 14/2017, por meio do qual o vereador Alberto Meneguzzi/PSB estimula, em caráter autorizativo, derivados da uva local, em eventos oficiais. Para vigorar como lei, o texto passa a depender da sanção do prefeito municipal. Como apoiadores da proposta, assinaram os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Elói Frizzo/PSB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.

A medida envolve o Executivo, a administração indireta, a Câmara Municipal, empresa controlada ou qualquer organização da sociedade civil que receba recursos públicos. Autoriza os referidos órgãos a utilizarem produtos derivados da uva, elaborados em Caxias do Sul, em atividades, feiras, eventos ou festas oficiais.

Meneguzzi ressaltou que a uva foi o primeiro produto que trouxe desenvolvimento à cidade. Informou que, hoje, o setor primário local tem mais de quatro mil hectares de parreirais plantados. “São mais de 1,7 mil famílias que tiram daí o seu sustento, produzindo, em média, 70 mil toneladas da fruta, a cada ano”, enfatizou. Ele informou que o município conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebida.

Diversos vereadores se manifestaram em apoio ao projeto. Presente ao plenário, o ex-vereador Raimundo Bampi teve o reconhecimento dos vereadores. Meneguzzi lembrou que, originalmente, essa iniciativa, em valorização aos vinhos e sucos de uva, tinha sido apresentada por Bampi, na XVI Legislatura (2013-2016). “Neste ano, desarquivei a proposta do ex-vereador Bampi. Agora, finalmente, ela foi aprovada”, contou Meneguzzi.

PL 14/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim