Voltar para a tela anterior.

Aprovado pedido de informações sobre morte de idosa

Comissão de Saúde do Legislativo exige esclarecimentos do Executivo em relação a atendimento à mulher de 80 anos


A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (10/08) um pedido de informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre uma suposta negligência envolvendo a morte de uma mulher de 80 anos. O requerimento foi proposto pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo.

No dia 26 de julho, a idosa Aura Gonçalves Gil deu entrada no Hospital Pompéia, acompanhada pelo neto que é médico. Conforme a solicitação, a médica plantonista suspeitou que a paciente tivesse trombose venal profunda (TVP). Ela teria afirmado ao familiar de Aura que o hospital não disponibilizava médico vascular naquele momento e sugeriu que ele a encaminhasse ao Hospital Geral (HG), referência na cidade, para averiguação mais profunda e imediata do caso.

Segundo o requerimento da Comissão, no HG, a enfermeira que fez a triagem de Aura disse que o caso não era urgente, e que poderia encaminhá-la para consulta. A enfermeira ainda teria orientado o neto de Aura a levá-la ao Pronto-Atendimento 24 Horas, onde ela seria avaliada e, caso achasse necessário, o médico plantonista deveria encaminhá-la ao HG.

Mesmo o neto da paciente sendo médico e dizendo que, pelo exame físico, era um caso clássico de TVP e a ela necessitava de atendimento urgente, a enfermeira teria relutado. Seguiram avó e neto para o PA 24 Horas, onde se constatou por meio de exame que a suspeita inicial estava certa. Iniciou-se então o processo de pedido de leito no HG, o que durou seis horas. Após ser transferida de ambulância, Aura teve parada cardiorrespiratória e morreu no hospital.

Da tribuna, o presidente da Comissão de Saúde, Renato Oliveira/PCdoB, explicou que a iniciativa do requerimento serve para esses casos não se repetirem e que o município compre mais leitos nos hospitais. O parlamentar acrescentou que a Comissão deseja saber o motivo do falecimento de Aura e quem errou no atendimento.

 

RESULTADO DA VOTAÇÃO

 

Vereador Partido Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não Votou

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

 

Total Sim: 21           Total Não: 0            Total Abs: 0

Aprovado por Unanimidade

 

 

10/08/2017 - 11:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo