Câmara sediou workshop da ‘Constituição em Miúdos’

Parlamento Regional e Escola do Legislativo promoveram capacitação sobre manual para alunos do ensino fundamental

Em linguagem acessível a estudantes do ensino fundamental, o manual ‘Constituição em Miúdos’ foi apresentado nesta quarta-feira (09/08) a professores, secretários de Educação e parlamentares de nove municípios do Nordeste Gaúcho. O grupo participou de uma capacitação sobre a obra promovida em parceria entre o Parlamento Regional e a Escola do Legislativo de Caxias do Sul, na Câmara Municipal.

O manual nasceu da iniciativa de Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), empenhada em criar uma versão da Constituição Federal destinada a alunos das séries de estudantes juvenis. O projeto de Madu, autora da publicação, resultou em um material produzido pelo Senado Federal como ferramenta na educação para a cidadania.

Madu atua no serviço público há 25 anos e busca tratar do assunto de maneira clara.

“Como você não gosta de política se isso decide a sua vida? Tudo na vida é uma decisão política. Os representados também precisam de formação, pois são eles que escolhem os representantes”, explicou.

A ‘Constituição em Miúdos’ foi lançada em Porto Alegre, em 2014. Agora, Caxias do Sul recebeu a primeira capacitação no Rio Grande do Sul. A ideia de trazê-la à Serra partiu do presidente do Legislativo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, em reunião do Parlamento Regional, integrado por presidentes de Câmaras da região. O coordenador do Parlamento, Felipe Gremelmaier, encaminhou a proposta ao diretor da Escola do Legislativo de Caxias, Edson da Rosa, cuja equipe organizou o workshop.

Madu Macedo destacou a importância do interesse dos municípios da Serra Gaúcha em conhecer mais sobre educação cidadã. Além do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ela esteve no Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Norte para abordar o assunto. Em Pouso Alegre e mais 14 cidades, a ‘Constituição em Miúdos’ foi incluída por lei no ensino escolar.

Para a autora do manual, o resultado foi uma consciência cidadã adquirida pelos estudantes e uma mudança no olhar deles para a sociedade. As expectativas para o futuro são grandes. Conforme Madu, o material é a publicação mais solicitada no Senado Federal.

A capacitação ocorreu pela manhã e à tarde no anfiteatro da Câmara Municipal. Além da apresentação feita por Madu Macedo, houve explanações do presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; do presidente da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho de Pouso Alegre, Bruno Dias; do coordenador do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier; e do diretor da Escola do Legislativo de Caxias do Sul, Edson da Rosa.

Na avaliação de Felipe, o workshop foi importante para qualificar pessoas como formadoras de opinião e para elas levarem a ‘Constituição em Miúdos’ a suas comunidades.

“Tivemos aqui um dia de estudos, graças à provocação sadia do presidente da Câmara de Farroupilha. O manual é uma ferramenta para estudantes conhecerem desde cedo os três poderes do Brasil e como nosso país é constituído”, avaliou o coordenador do Parlamento Regional.

Na opinião de Edson da Rosa, a Escola do Legislativo cumpriu seu papel de aproximar os municípios a partir de uma demanda trazida pelo Parlamento regional.

“O mais importante é que a grande maioria do público, 95%, era formada por professores interessados em levar a Constituição a seus alunos, para que eles se apropriem dela e a conheçam de forma efetiva”, ressaltou.

O presidente do Legislativo de Farroupilha conheceu o ‘Constituição em Miúdos’ em um encontro de vereadores, em Brasília, por meio de um servidor de Pouso Alegre. Assim, trouxe a ideia ao Parlamento Regional.

“A partir de agora, os professores e secretários de Educação dos municípios têm o manual na mão. Cabe ao Poder Executivo de cada cidade levar o projeto adiante nas escolas, definindo em quais séries usá-lo”, destacou Fabiano.

Além de Caxias do Sul, Farroupilha e Pouso Alegre, tiveram participantes na capacitação os Legislativos de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Nova Roma do Sul e São Marcos.

09/08/2017 - 18:07

Editor(a): Clever Moreira - 8697