Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo propõe um grupo de trabalho para avançar no turismo industrial

O vereador comentou sobre os resultados do seminário da semana passada, no Samuara Hotel


Um grupo de trabalho, para definir modalidade de turismo industrial, foi proposto pelo vereador Gustavo Toigo/PDT. Na sessão ordinária desta terça-feira (08/08), o parlamentar anunciou que a medida resultou do último seminário, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida por ele, no Samuara Hotel, em 31 de agosto passado. “O turismo industrial precisa ser visto como ferramenta para diversificar a matriz produtiva de Caxias do Sul, sendo mais um fator de desenvolvimento econômico”, destacou.

Intitulado “Turismo Industrial como alavanca para impulsionar o setor”, aquele encontro reuniu cerca de 60 pessoas da Câmara Municipal, do Executivo, empresas e trade turístico. Os palestrantes puderam conhecer Caxias sem custos ao Legislativo.

O pedetista contou que a programação se iniciou com palestra do especialista em Turismo da USP, Alexandre Panosso Netto, que apresentou a modalidade e desafiou Caxias a ser integrante de uma futura Rede Nacional de Turismo Industrial, a Renaturi. Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo (SP), Hiroyuki Minami, e o chefe de divisão, no Departamento de Turismo e Eventos, Fernando Bonisio, mostraram como uma rede de turismo industrial se tornou realidade por lá.

O vereador lembrou que os participantes do seminário também puderem conhecer o case que tem dado certo na Scania, de São Bernardo do Campo. Ressaltou que a explanação coube à visit coordinator da Scania, Vanessa Rossi.

De acordo com Toigo, no desenvolvimento dessa modalidade, a comissão manterá contato com o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Reomar Slaviero. “Temos que continuar apoiando a indústria metalmecânica, que é a mais forte e precisa ter a sua retomada. Da mesma forma, merecem atenção os segmentos de malhas, plástico, informática e o vitivinícola. Temos muito a mostrar aqui, em Caxias. Trata-se de aliar o setor turístico ao industrial”, explicou.

Em apoio à iniciativa, manifestaram-se os vereadores Flavio Cassina/PTB e Paulo Perico/PMDB. Cassina enalteceu um dos pontos do seminário, pelo qual foi estimulado que Caxias do Sul firmasse parceria, como cidade-irmã de São Bernardo do Campo.

08/08/2017 - 10:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo