Voltar para a tela anterior.

Definidas as 26 escolas do Programa Estudantil Vereador por um Dia 2017

Colégios estaduais, municipais e particulares terão sessão ordinária simulada no dia 25 de setembro


Estão definidas as 26 escolas que participarão do Programa Estudantil Vereador por um Dia 2017. Na tarde desta quinta-feira (03/08), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a Comissão de Educação, presidida pelo vereador Edson da Rosa/PMDB, decidiu contemplar todas as instituições inscritas, apesar da Casa contar com 23 parlamentares. A iniciativa abrange colégios estaduais, municipais e particulares da cidade, dos ensinos Fundamental e Médio. Agora, cada órgão de ensino indicará o aluno que o representará na sessão ordinária simulada, marcada para 25 de setembro (uma segunda-feira), às 14h, também no plenário.

No próximo dia 21 de agosto, a Comissão de Educação promoverá uma reunião preparatória com os estudantes indicados. Depois de ensaiarem a dinâmica legislativa, os jovens elegerão, entre eles, os alunos que formarão a Mesa Diretora e os que se inscreverão no grande expediente. Na mesma oportunidade, apresentarão os projetos que apreciarão na plenária simulada.

O presidente da comissão destacou que, excepcionalmente, neste ano, a plenária simulada foi antecipada e não será em outubro, para se integrar às comemorações dos 125 anos da Câmara Municipal. Em 26 de setembro de 1892, foi instalado o primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, que possuía, na época, funções de poder Legislativo. Na ocasião, tomaram posse os sete conselheiros (hoje, vereadores), eleitos pelo voto direto, no ano anterior.

De acordo com Edson, o programa busca despertar os estudantes para a participação, na política. “Ao compreenderem as atribuições de um vereador e a dinâmica do trabalho legislativo, os alunos poderão se apropriar de leis que orientam o dia a dia da cidade”, ressaltou.

Edson sugeriu que, na seleção interna para a escolha do seu aluno-vereador, os professores estimulem debates entre os estudantes candidatos, com temas de interesse da comunidade escolar. O parlamentar informou que a comissão poderá acompanhar esse processo diretamente, nas escolas, por meio de agendamento. Ele entregou a cada representante de escola exemplares do Manual Estudantil/Câmara Municipal de Caxias do Sul, que contém noções básicas sobre o poder Legislativo.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 18 de junho de 2001, entrou em vigor outra lei sobre o programa que revogou a anterior, também proposta por Biglia. Desde então, a iniciativa começou a, também, abranger as escolas de Ensino Médio, e não só as do Fundamental. Em seguida, em 7 de novembro de 2001, por sugestão do ex-vereador Vinicius Ribeiro, passou a valer uma alteração na lei de junho de 2001. A intenção de Vinicius consistiu em classificar os colégios nas categorias de ensinos Fundamental e Médio, em vez de 1º e 2º graus, como era anteriormente.

Prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Kiko Girardi/PSD e Paulo Perico/PMDB. Além do vereador-presidente Edson da Rosa/PMDB, integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Paulo Perico/PMDB, Kiko Girardi/PSD e Rafael Bueno/PDT.

 

As 26 escolas do Vereador por um Dia 2017:

E M E F Prof Leonor Rosa

EMEM Dr Assis A Mariani

CETEC Unidade Sta Fé de Ensino Médio

EMEF Zelia Rodrigues Furtado

EMEF Machadeo de Assis

EMEF Guerino Zugno

Escola La salle Caxias

Escola La salle Carmo

Escola Cristóvão de Mendonza

Escola Alexandre Zattera

Escola Erico Cavinatto

EMEF Rosário de São Francisco

EM Prefeito Luciano Corcetti

EMEF Luiz Antunes

Colégio Murialdo

EMEF Caldas Jr

EMEF Erico Verissimo

EMEF Laurindo Formolo

Colégio São José

Colégio Imigrante

COOPED EMEF Fermino Ferronato

EMEF Afonso Secco

EMEF Sete de Setembro

Escola Cenecista São Vicente

EMEF Jardelino Ramos

SENAI

03/08/2017 - 18:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo