Voltar para a tela anterior.

Legislativo discute concessão do Título de Cidadão Caxiense ao padre Paulo Venturin

Iniciativa foi apreciada pelos vereadores nesta quinta-feira


O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 14/2017, que prevê a concessão do Título de Cidadão Caxiense ao padre Paulo Venturin, foi debatido na sessão desta quinta-feira (03/08). De autoria coletiva, a iniciativa volta ao plenário na próxima terça-feira (08/08), para segunda discussão e votação.

A proposta destaca que, desde cedo, padre Paulo admirou o sacerdócio, inspirando-se em frei Casemiro Zaffonato antes de iniciar sua trajetória na igreja. Nascido em 10 de janeiro de 1960, no município de Antônio Prado, Paulo ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, em 1983, após convite oficial feito pelo bispo Dom Paulo Moretto e pelos padres Júlio Giordani e João Bosco Schio.

Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), padre Paulo permaneceu no seminário até 1995, quando foi ordenado padre para atuar na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Igreja Matriz de Antônio Prado) por Dom Paulo Moretto. De 1996 a 1997, trabalhou em Farroupilha, retornando a Caxias em 2008, quando assumiu a Paróquia São José, no Bairro Desvio Rizzo. Desde 2012, é o responsável pelas ações da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia, em Galópolis.

Durante a discussão do PDL, os vereadores Velocino Uez/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Arlindo Bandeira/PP e Gladis Frizzo/PMDB manifestaram-se a respeito da trajetória do sacerdote. Em comum, mencionaram que é uma personalidade simples, com diversas ações de caridade em prol das pessoas.

Assinam o PDL 14/2017 os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Chico Guerra/PRB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/PMDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT e Rodrigo Beltrão/PT.

03/08/2017 - 14:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo