Voltar para a tela anterior.

Mobilidade, magistério e relações com o Executivo pautam líderes

Votação sobre investigação de Temer também gerou debate na Câmara Municipal


O arquivamento do pedido de investigação proposto pela Procuradora Geral da República contra o presidente Michel Temer, aprovado ontem pela Câmara dos Deputados em Brasília, mereceu a atenção dos vereadores no decorrer da sessão ordinária do Legislativo municipal nesta quinta-feira (03).

O espaço das declarações de líder foi aberto pelo vereador Neri Carteiro/SD, que valorizou o título mundial de Mai Tai categoria 75 quilos, conquistado recentemente pelo caxiense Juliano Pistore. O parlamentar fez um histórico da carreira do atleta e reproduziu vídeo da luta final realizada na Tailândia, enfatizando a necessidade de apoio financeiro para a prática esportiva de alto desempenho.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT manifestou sua solidariedade ao CPERS e seus líderes, que se declararam em estado de greve na terça-feira, em protesto contra ao parcelamento de salários. Ponderou que pais e alunos também devem se sensibilizar sobre o problema enfrentado pelos educadores e apoiar o movimento. Lembrou-se de cobranças feitas pelo CPERS mais recentemente quanto ao piso salarial do magistério, mas jamais se imaginou o parcelamento de salários, atitude adotada pelo governo Sartori, cuja gestão criticou. A manifestação de Beltrão foi endossada em aparte por Ana Corso/PT e Chico Guerra/PRB.

Adiló Didomenico/PTB exibiu imagens para sugerir alterações em favor da mobilidade em Caxias do Sul. Relatou dois projetos de lei de sua autoria encaminhados à Casa para melhorar a segurança no fluxo de pedestres e veículos. Sustentou a necessidade de rever a acessibilidade a cadeirantes, adequando rampas e disciplinando o tráfego na circulação na área do Centro Administrativo. Ao referir as sugestões que vêm fazendo ao Executivo, o parlamentar declarou também que não se submeterá ao determinado pela administração de delegar ao líder do governo Chico Guerra a mediação de qualquer contato com os secretários. Considera um desrespeito ao Poder Legislativo.

Kiko Girardi, do PSD, realçou o voto dado pelo deputado de seu partido, Danrlei de Deus, que contrariou orientação e votou pela continuidade do processo contra Temer na decisão da Câmara Federal, posição que endossa. Resgatou conteúdo de declarações feitas pelo juiz aposentado, Sérgio Augustin, que tornou pública pelo jornal sua contrariedade ao modelo de administração adotado em Caxias, para a qual foi convidado e que rejeitou pela necessidade submissão à Procuradoria Geral do Município.  

Com este raciocínio, e mesmo reconhecendo a atenção com que tem sido tratado em eventuais demandas junto a secretários da administração, Kiko invocou o respeito que deve aos seus eleitores. Justificou que não aceitará determinação do Executivo de só tratar com as secretarias a partir de encaminhamento através do líder do governo Chico Guerra. Foi cumprimentado em aparte pelos vereadores Rafael Bueno/PDT e Edson da Rosa /PMDB

Arlindo Bandeira/PP anunciou o adiamento para 18 de agosto da Feira de Ciências do Colégio Antonio Boff, em Fazenda Souza, e o resultado de seus contatos com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, em relação a demandas em obras de acesso e travessia no município. A rotatória de acesso a Fazenda Souza se encontra em licitação. A busca de uma solução para o acesso a Forqueta, na RS-122, pode ser um conjunto semafórico, nos moldes do que foi feito no Desvio Rizzo, alertou o parlamentar. Em aparte, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB confirmou a alternativa das sinaleiras como positiva para Forqueta, com a necessidade de uma via lateral como ocorreu na sua comunidade, o Desvio Rizzo.

O líder do PMDB, Paulo Périco, repercutiu polêmica com prefeito Daniel Guerra, em torno de colocação de placa de inauguração do Residencial Rota Nova e analisou as críticas feitas ao governo Sartori por conta da mobilização do CPERS. Fez um histórico de 39 anos deste tipo de atuação da entidade e que a situação atual deve ser vista na linha do tempo. Considera que maior responsabilidade sobre o que está acontecendo se deve ao ex-governador Tarso Genro, que obteve empréstimo internacional de R$ 1  bilhão para a rubrica construção de escolas e os colocou no caixa único do Tesouro Estadual.

As provocações em plenário sobre a participação dos partidos na votação promovida em Brasília, que livrou o presidente Temer das investigações propostas pela PGFR, levou o líder do PCdoB, Renato Oliveira, a tratar do assunto. O debate ideológico sobre a necessidade de promover novas eleições, as contradições em relação à conduta da chapa Dilma/Temer e seus equívocos morais e administrativos dominou o plenário.

Participaram dos apartes sobre o tema os vereadores Rodrigo Beltrão/PT, Gladis Frizzo, Ana Corso/PT e Edson da Rosa. Oliveira fez duras críticas ao comportamento dos aliados de Temer, referendou a posição de seu partido a favor das investigações e garantiu que os pobres não têm medo de Lula e votariam nele pela possibilidade de acesso a direitos sociais que lhes foram tirados.

 

 

 

03/08/2017 - 14:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo