Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris avalia reunião com secretário de Segurança

Presidente da Comissão para o Enfrentamento da Violência apresentou resultados de encontro com Cézar Schirmer


Foi produtiva a reunião entre a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência e o secretário estadual da Segurança Pública, Cézar Schirmer, ocorrida quarta-feira (2/8) na Capital. A avaliação é da vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão, que tratou do encontro nesta quinta-feira (3/8) no plenário da Câmara Municipal.

A tucana fez uma explanação sobre assuntos levados ao secretário, como a descentralização do serviço de balística do Instituto Geral de Perícias (IGP), a nova delegacia e o efetivo da Polícia Civil em Caxias do Sul, a abertura de vagas no sistema penitenciário, o Policiamento Comunitário e o programa de Segurança Integrada entre os Municípios (SIM).

Paula Ioris lembrou que a descentralização de perícias de balística foi sugerida pela Comissão ao governo estadual. A medida reduziria em 30 dias o resultado de exames, o que leva de quatro a cinco anos por serem feitos em Porto Alegre. Segundo a vereadora, Schirmer reconheceu a demora no serviço e informou que a proposta é analisada.

Em relação à Polícia Civil, a Comissão solicitou a abertura da Delegacia do bairro Jardim América, cujo prédio está pronto e seu porão poderia ser utilizado para estande de tiros necessário ao serviço de balística do IGP. A parlamentar informou ao secretário que a DP não foi inaugurada por falta da central telefônica e linha lógica, o que depende de assinatura de um aditivo. Porém, Schirmer ficou de providenciar hoje.

Os parlamentares cobraram mais efetivo para a Polícia Civil, que atualmente tem 117 servidores na cidade. Schirmer informou que 110 agentes se formam e novembro e que há possibilidade de parte vir para Caxias do Sul.

Sobre o SIM, Paula Ioris informou que Schirmer colocou Caxias do Sul e região como uma das primeiras a receberem cercamento. Sobre o Policiamento Comunitário, avaliou-se que a falta de efetivo e viaturas prejudicam o trabalho. No entanto, com a vinda de 50 novos para a cidade PMs, a expectativa é que haja melhoria.

Outro tema levado a Cézar Schirmer foi a falta de vagas e ocupação para presos no Presídio do Apanhador, casa prisional que só não está interditada como o Penitenciária Regional graças à flexibilização de vagas concedida pela Justiça. A ideia é criar projetos público-privados entre empresas e o Estado para obra no Apanhador e construção de novo presídio.

Além de Paula Ioris, o encontro com o secretário da Segurança teve participação de outros integrantes da Comissão, Paulo Périco/PMDB, Neri O Carteiro/SD e Adiló Didomenico/PTB, além do vereador Velocino Uez/PDT, da delegada penitenciária regional Marta Bitencourt e de um representante do Sinduscon.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, Adiló, Paula, Périco, Neri e Velocino elogiaram a postura de Cézar Schirmer por ouvir sugestões dos parlamentares e pedir aos responsáveis por setores da Segurança, ainda durante a reunião, agilidade no atendimento das demandas.

 

03/08/2017 - 12:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo