Voltar para a tela anterior.

Seminário projeta grupo de trabalho de turismo industrial em Caxias do Sul e região

Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo, o evento apresentou modalidade de São Bernardo do Campo


O seminário “Turismo Industrial como alavanca para impulsionar o setor”, realizado nesta segunda-feira (31/07), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo caxiense, serviu para projetar um grupo de trabalho que vai estudar a implantação da modalidade, na região. O grupo será composto por representantes de entidades que acompanharam o evento, realizado no Samuara Hotel e que reuniu cerca de 60 pessoas da Câmara Municipal, do Executivo, empresas e trade turístico. Os palestrantes vieram a Caxias sem custos ao Legislativo.

“O importante é que a comunidade empreendedora, o trade e demais atores prestigiaram o evento e se apropriaram, um pouco mais, do que é o turismo industrial e de como podemos torná-lo realidade, na Serra”, comemorou o presidente da comissão, vereador Gustavo Toigo/PDT.

A programação iniciou com palestra do especialista em Turismo da USP, Alexandre Panosso Netto, que apresentou a modalidade e desafiou Caxias a ser integrante de uma futura Rede Nacional de Turismo Industrial, a Renaturi.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo (SP), Hiroyuki Minami, e o chefe de divisão, no Departamento de Turismo e Eventos, Fernando Bonisio, mostraram como uma rede de turismo industrial se tornou realidade por lá. Ao final, os participantes conheceram o case que tem dado certo na Scania, de São Bernardo do Campo. “Colocando na balança, é um projeto extremamente barato e que abriu portas para um nicho novo”, defendeu a visit coordinator da Scania, Vanessa Rossi.

Para Toigo, o evento se encerrou com produtivo debate. Anunciou que o próximo passo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário é reunir o grupo de trabalho para dar início ao projeto de turismo industrial, na região. Também integram a comissão os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Chico Guerra/PRB, Elói Frizzo/PSB e Flavio Cassina/PTB. A vereadora Paula Ioris/PSDB prestigiou o seminário, além dos secretários Carlos Heinen (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego) e Renata Carraro (Turismo).

* Texto com informações da jornalista Cristiane Barcelos.

01/08/2017 - 08:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo