Voltar para a tela anterior.

Neri trata de segurança, rua e projeto para motoboys

Vereador falou de policiamento em Forqueta, pavimentação no Vila Ipê e proposta sobre vaga prioritária a entregadores


A segurança pública no bairro Forqueta e as más condições de uma rua no bairro Vila Ipê foram levadas à tribuna nesta quinta-feira (27/07) pelo vereador Neri O Carteiro/SD. Aproveitando o Dia do Motociclista, o parlamentar anunciou um projeto de lei, em benefício aos motoboys, que protocolará hoje na Câmara Municipal.

No início de seu pronunciamento, Neri informou que moradores de Forqueta se organizam para utilizar o aplicativo whatsapp como forma de prevenção à criminalidade. Na segunda-feira, o vereador participou de uma reunião no bairro na qual se falou sobre fortalecer o policiamento comunitário.

Para o parlamentar, a organização dos moradores com uso da ferramenta de rede social colaborará com a Brigada Militar. Neri acrescentou que a medida é muito importante, principalmente nesta época  em que moradores e comerciantes vivem inseguros devido a assaltos.

Diante do recente anúncio do governo do Estado sobre deslocamento de 50 novos PMs para Caxias do Sul, a expectativa do parlamentar é que esses policiais estejam diariamente nas ruas da cidade. Neri sugeriu que a Guarda Municipal esteja mais presente, principalmente próximo a escolas, parques e praças. Em aparte, Arlindo Bandeira/PP sugeriu que haja um módulo da BM em Forqueta, para atender aquela região rural.

Presidente da Comissão Temporária para Enfrentamento da Violência, Paula Ioris/PSDB acrescentou em aparte a participação da comunidade no trabalho da Brigada Militar na eficiência do policiamento ostensivo. Lembrou que em reunião promovida pela Comissão, também integrada por Neri, foram mostrados exemplos dos bairros Cinquentenário e Colina Sorriso na utilização do whatsapp para compartilhar informações com policiais militares.

Também sobre segurança publica, Alberto Meneguzzi/PSB se manifestou sobre a notícia veiculada no Pioneiro de que o Município quer o retorno de R$ 20 mil devido à falta de consenso sobre a prestação de contas do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Na opinião de Alberto, o órgão é há anos uma caixa-preta. Ele pede que o empresariado, colaborador do Consepro, atente para a questão e remodele o conselho.

O segundo tema levado ao plenário pelo vereador Neri foi a falta de pavimentação da Rua Das Andorinhas, no Vila Ipê. Em visita ao bairro, o parlamentar constatou a necessidade de pavimentação da via, aguardada há anos. No inverno, o problema é o barro. No verão, a poeira. Para ressaltar a importância da obra, o vereador lembrou que no local há duas escolas, que juntas somam aproximadamente 1,5 mil alunos, além de nessa rua haver linha de ônibus.

O parlamentar pede atenção especial do Executivo, que no ano passado projetava a pavimentação. A melhoria não foi feita por falta de verba, direcionada para prioridades em saúde pública. Agora, Neri protocolou ofícios direcionados ao secretário de Obras, Leandro Pavan, e ao coordenador do Orçamento Comunitário, Rafael Bado, solicitando que essa rua esteja entre as obras prioritárias desse governo.

Em aparte, Adiló Didomenico/PTB explicou que a Administração passada se empenhou na obra no Vila Ipê. Mas esbarrou em dificuldades pelo fato de um lado da via ser área pública do Estado, o que dificulta ação municipal, e o outro, da Eletrosul, que não demonstrou interesse em colaborar.

O petebista declarou que na mesma rua funcionou o projeto Horta Comunitária, implantado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que agora estaria sem atenção do Executivo.

Em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado hoje, Neri O Carteiro anunciou um projeto de lei de sua autoria. A ideia prevê destinação de uma vaga de estacionamento por quadra, na área central da cidade, exclusivamente para motoboys.

A justificativa é que atualmente esses profissionais não encontram espaço para estacionar por pouco tempo e entregar suas mercadorias. Embora haja vagas para motos, elas passam o dia ocupadas por motociclistas que trabalham em estabelecimentos das imediações. Assim, não sobram vagas para os motoboys, que muitas vezes estão até sendo multados.

 

27/07/2017 - 13:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo