Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez representa Legislativo na CIC

Vereador acompanhou palestra de Mauro Celso Zanus alusiva ao Dia do Agricultor


Representando a Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Velocino Uez/PDT participou da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul na segunda-feira (24/07). O palestrante convidado foi o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, sediada em Bento Gonçalves, Mauro Celso Zanus. 

Zanus afirmou na reunião-almoço em evento alusivo ao Dia do Agricultor que ampliar a modernização do campo será fundamental para reduzir o processo de envelhecimento e masculinização das propriedades rurais da Região e fazer frente à saída do jovem do meio rural.

“É preciso tornar o campo não tão estranho se comparado com a cidade, como é hoje. No campo tem que ter internet e o mundo digital”, afirmou o agrônomo, que também coordena o Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.

Na avaliação de Zanus, a modernização depende muito mais do que iniciativas apenas do produtor, mas principalmente de políticas públicas que acelerem a adoção de tecnologias e a viabilidade do campo, de legislação mais adequada ao segmento e de incentivo às pequenas agroindústrias. “Há muitos espaços para modernizar a produção na região. A sustentabilidade e expansão do turismo e do enoturismo, e a própria preservação de toda a paisagem rural na região, depende de se encontrar melhores soluções para a agricultura familiar”, avaliou o chefe-geral da Embrapa.

Numa iniciativa da Diretoria de Agronegócios da CIC, a reunião-almoço foi conduzida pelo vice-presidente de Comércio da entidade, Ivanir Gasparin, que salientou o caráter de homenagem do evento ao agricultor.

Para Velocino, temos que valorizar mais o jovem do interior, para garantir sua permanência na agricultura. Hoje, o retorno que o agricultor recebe não é de acordo com a produção, que não é reconhecida totalmente pois, quando a oferta aumenta, a demanda diminui. A Serra é responsável por 80% da produção de frutas do Estado, Caxias do Sul é o município maior produtor de hortigranjeiros do Estado e responsável por 40% do abastecimento da Ceasa de Porto Alegre.

 

25/07/2017 - 08:33
Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo