Voltar para a tela anterior.

Bandeira relata preocupação com dependência virtual

Na Tribuna, o parlamentar trouxe um panorama da questão digital e seus possíveis impactos


O vício digital e os perigos da internet foram as preocupações do vereador Arlindo Bandeira/PP na sessão ordinária desta quinta-feira (20/07). Na tribuna, ele destacou que as redes sociais contribuem para que se possa reencontrar pessoas ou manter contato, por exemplo, mas lembrou que se forem mal utilizadas podem causar transtornos. Segundo o parlamentar, o problema inicia quando isso passa a prejudicar o andamento da vida profissional e pessoal.
Para o progressista, a tecnologia não deve ser negada, pois já é parte do dia a dia, porém se torna nociva quando causa isolamento social, brigas,  dependência de conferir a todo momento as novas mensagens e atualizações, má alimentação e manutenção do sono por conta do uso excessivo, além do perigo que representa o celular no trânsito. Ele comparou a dependência à tecnologia com o vício em drogas e destacou ainda que outros resultados podem ser distúrbios de ansiedade, de estresse e o sedentarismo, que como consequência pode gerar hérnia de disco e tendinite.
O mau uso não representa somente perigos para a saúde, conforme Bandeira. A internet é um local de circulação diversa, inclusive de pessoas de má índole e é preciso ter cuidado, pois o vício digital pode colocar a vida da pessoa e de sua família em risco. O vereador questionou como seria possível lidar com algo tão recente e perigoso, além de alertar para os perigos que uma criança corre ao utilizar os meios digitais e possivelmente repassar informações pessoais. Sugeriu que é interessante os familiares regularem o acesso do adolescente ao mundo virtual e observarem possíveis mudanças em seu comportamento.
Em aparte, o vereador Paulo Périco/PMDB destacou ser oportuna a colocação, mas disse que a tecnologia e a internet já estão incorporadas no cotidiano. Destacou que a neurociência já considera o telefone celular como uma extensão do corpo humano e que os sociólogos estão tentando entender o que está acontecendo e a implicação da tecnologia e do mundo virtual. Por fim, Périco ressaltou que é necessário garantir que o jovem utilize a tecnologia de maneira positiva.
 

20/07/2017 - 11:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo