Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense aproxima Estado e Prefeitura pela regularização do Altos de Galópolis

Vereadores promoveram encontro com moradores do loteamento, na sala de reuniões da Presidência da Casa


Aproximar o governo do Estado e a Prefeitura Municipal, no debate sobre a regularização fundiária do Loteamento Altos de Galópolis, foi o objetivo de uma reunião, realizada no final da tarde desta quarta-feira (19/07). Conduzido pelo presidente do Legislativo caxiense, vereador Felipe Gremelmaier, o encontro contou com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e a secretária municipal do Urbanismo, Mirangela Rossi. Na sala de reuniões da Presidência, Felipe destacou o empenho da Câmara, em estreitar o diálogo entre o poder público e aquela comunidade, representada pelo morador Sandro Dal Magro.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, vereador Elói Frizzo, propôs ao secretário Minetto e à coordenadora jurídica da pasta do Desenvolvimento Rural, Clarisse Cardoso, a escrituração imediata dos 16 primeiros moradores daquela área, hoje fracionada entre cerca de 500 famílias. Clarisse advertiu ser difícil atender ao pedido, mas prometeu levar a sugestão à Procuradoria-Geral do Estado. “A melhor solução seria por meio de composição amigável, entre todas as partes envolvidas”, ponderou a coordenadora jurídica.

Em seguida, o presidente da Comissão Temporária Especial de Regularização Fundiária de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez, entregou ao secretário Minetto um ofício. Por meio dele, pediu que o governo estadual autorizasse a Prefeitura a realizar manutenções, nas vias e equipamentos públicos do Altos de Galópolis.

Assinado por todos os vereadores da Casa, o texto aponta que uma ação judicial tem impedido o Executivo de promover obras, no loteamento. “Porém, na referida ação, não há artigo ou condição que proíba a Prefeitura de fazer essas manutenções, o que torna o argumento inválido”, diz o texto. Mesmo assim, Velocino reiterou a solicitação pela permissão à Prefeitura, a fim de serem feitos trabalhos de patrola e cascalho de vias, por exemplo.

Entre outras autoridades, participaram da reunião de hoje os vereadores Alberto Meneguzzi (vice-presidente da Câmara), Edi Carlos Pereira de Souza e Paula Ioris, o procurador-geral do município, Leonardo da Rocha de Souza, e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

19/07/2017 - 18:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo