Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa defende AABB Comunidade

Parlamentar trabalha para evitar fim do projeto social por falta de apoio do Executivo


A possibilidade de fechamento do AABB Comunidade, que beneficia 100 crianças no turno inverso escolar, foi levado a plenário pelo vereador Edson da Rosa/PMDB nesta quarta-feira (19/07). O peemedebista defendeu a continuidade do projeto social, que existe há 11 anos e corre risco de encerramento por falta de apoio do Poder Público.
Da tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar destacou que o AABB Comunidade atende meninos e meninas dos bairros Euzébio Beltrão de Queiróz, Mariani e Cinquentenário II. Ele promove o resgate da cidadania de crianças em situação de risco.
No ano passado, R$ 1,2 milhão foram investidos pelo município no programa, sendo que o Banco do Brasil (BB) contribuiu com 20%. O valor é baixo, considerado o orçamento de Caxias do Sul.
Conforme Edson da Rosa, o Executivo encerrará a parceria sob o argumento de respeitar a Lei 13.019, que regula convênios entre municípios e sociedade civil organizada. Devido à importância do AABB Comunidade, o vereador entende que nesse caso deve haver esforço para mantê-lo, porque há mecanismo para isso. 
O peemedebista disse que Bento Gonçalves e Santa Cruz renovaram a parceria, e que Antônio Prado está aderindo. Portanto, a decisão depende do Município. Edson da Rosa ressaltou que o projeto oferece reforço escolar, natação, dança, tênis e outras atividades. Graças ao trabalho, crianças estão sendo afastadas de situações de risco.
O parlamentar disse que nesta semana representou o Legislativo na 12ª Conferência de Assistência Social realizada na UCS. Na ocasião, o prefeito Daniel Guerra/PRB se pronunciou  que, apesar da crise financeira, assistência social não pode sofrer cortes de verbas. 
Diante da posição do prefeito, o vereador tomou providências. Para que o Executivo reavalie o fim do AABB Comunidade, contatou a Procuradoria-Geral do Município, o líder de governo na Câmara, Chico Guerra/PRB, a titular da Secretaria Municipal de Educação e falará com a direção da Fundação de Assistência Social (FAS). Edson avalia que em momento de crise não se pode perder essa importante parceria, que oferece estrutura gratuita ao município.
Em apartes, Paula Ioris/PSDB, Adiló Didomenico/PTB e Flávio Cassina/PTB manifestaram preocupação com corte de verba municipal para projetos sociais e ressaltaram a importância do AABB Comunidade.

19/07/2017 - 14:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo