Voltar para a tela anterior.

Toigo entrega proposta de criação da Força Militar Comunitária a general do Exército

Ideia é contar com egressos das forças armadas para auxiliar no policiamento comunitário


Preocupado com a crescente insegurança, o vereador Gustavo Toigo/ PDT entregou nesta segunda-feira (10/07) ao comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol, sugestão de criação da Força Militar Comunitária. Trata-se de proposta para contar com egressos das forças armadas para amenizar o baixo efetivo não só em Caxias do Sul, mas em todo o Rio Grande do Sul. A ideia também já foi apresentada ao governador, José Ivo Sartori/ PMDB.
 
O plano é uma parceria inédita entre prefeitura, Estado e União, por meio do Exército, para contratação dos soldados após o término do cumprimento do serviço militar obrigatório. A ideia é que Caxias do Sul sedie um projeto-piloto, projetando a futura expansão a outros municípios.
 
“Entendemos a realidade financeira enfrentada pelo Estado, e acreditamos que as parcerias são um caminho para enfrentar essa situação. Nossa ideia é lançar a alternativa para incremento da segurança, um clamor da sociedade que não podemos medir esforços para atender”, argumenta o vereador.
 
O contingente atuaria ao lado da Brigada Militar (BM), junto ao policiamento comunitário. Como remuneração, os soldados receberiam três salários mínimos, providos por município, Estado e União. 
 
Os egressos do quartel passariam por preparação intensiva junto ao Sistema “S”, aos moldes do projeto Soldado Cidadão. Além de servir à comunidade, os soldados teriam a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, uma vez que já possuem conhecimentos técnicos a respeito de armamentos e noções de hierarquia e disciplina.
 
Pujol esteve em Caxias para a reunião-almoço da CIC. Ao receber o documento, o general elogiou a iniciativa e disse que a proposta será estudada.
 
Os vereadores Edson da Rosa/PMDB e Flavio Cassina/PTB também participaram do encontro.

10/07/2017 - 18:06
Assessoria do Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo